Piauense Léo Condé sobe com o Ceará para a Série A
Técnico assumiu o clube abaixo do meio da tabela e terminou a Série B na quarta colocação; sua intenção é continuar no Vovô
Ano após ano, o piauense Léo Condé mostra que está na prateleira de cima dos treinadores do futebol brasileiro. No último domingo (24), ele garantiu mais um acesso na sua carreira – o quarto nos últimos sete anos – após o Ceará empatar com o Gurani por 0 a 0, na última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com mais um ponto na tabela, o Vovô terminou o campeonato na quarta colocação, com 64 pontos, se credenciando para jogar a Série A de 2025.
Em entrevista coletiva após o acesso, o técnico ex-Tupi comemorou o acesso e disse que sua intenção é seguir no Ceará no ano que vem. “Estávamos muito convictos, não só hoje, mas em todos os momentos. Muito feliz, pois foi emocionante. Tivemos a melhor campanha do segundo turno, fomos consistentes na competição. A torcida merece, caminhou junto e, sem ela, não teríamos conseguido. Agora é conversar com a diretoria para definir meu futuro, mas tem grande possibilidade da permanência”, afirmou.
Arrancada com o Ceará
Léo Condé chegou ao time para substituir Vagner Mancini, que deixou a equipe em 11° lugar, com 19 pontos, na 14ª rodada. Desde então, foram 25 jogos, com 14 vitórias, três empates e oito derrotas – aproveitamento de 60%, maior do que a do campeão Santos, de 59,65%. Com isso, chegou a quarta colocação na penúltima rodada e, com o empate contra o Guarani, se manteve nessa posição que garante o acesso.
“A gente olhava para a tabela e via que tinha uma distância grande para os primeiros colocados. E essas equipes que estavam na frente eram consistentes, bem treinadas. Mas a gente, internamente, se fechou de tal forma que sempre acreditamos que seria possível. Tinhamos que buscar o equilíbrio como equipe e conseguimos. Foi difícil, mas com todos acreditando”, declarou o treinador.
“Rei” dos acessos
Depois de comandar o Tupi entre 2009 e 2011 e, depois, em 2014, quando quase conseguiu o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Galo Carijó, Condé teve outros acessos com os times que treinou. Em 2018, subiu com o Botafogo-SP para a Série B. Já em 2020, bateu na trave na tentativa de colocar o Sampaio Corrêa na Série A. No ano seguinte, conseguiu o acesso à segunda divisão com o Novorizontino.
Em 2022, ele quase conseguiu o acesso com o Sampaio Corrêa para a Série A. No ano passado, além de campeão baiano, o técnico levou o Vitória ao título da Série B. Em 2024, Léo conseguiu uma sequência de vitórias impressionante com o Ceará e colocou o time, novamente, na elite do Campeonato Brasileiro.