Superliga B começa no dia 13 de janeiro
JF Vôlei estreia fora de casa contra equipe do Distrito Federal; competição vai até abril
A Confederação Brasileira de Vôlei divulgou, na terça-feira (19), a tabela da Superliga B de 2024. A competição, que vai classificar duas equipes para a elite do vôlei nacional na temporada seguinte, tem os primeiros jogos marcados para o dia 13 de janeiro e o encerramento em abril. O JF Vôlei inicia a busca pela volta à Superliga A em partida contra o Brasília Vôlei, em Taguatinga (DF), no dia de abertura da competição.
A primeira partida do JF Vôlei em casa na Superliga B acontece na segunda rodada, marcada para o dia 20 de janeiro, contra o Goiás Vôlei. O jogo será no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos, assim como as cinco demais partidas do time juiz-forano em casa.
Pelo formato definido pela CBV, a Superliga B terá 11 rodadas na fase inicial, com confrontos apenas de ida entre todas as 12 equipes que integram a competição. Os dois melhores times avançam diretamente para a semifinal do torneio, enquanto o terceiro colocado encara o sexto; e o quarto colocado enfrenta o quinto nas quartas de final, em confronto em melhor de três jogos.
Os confrontos nas semifinais também são em melhor de três e definem os times que sobem para a Superliga A. Já a decisão de terceiro lugar e a finalíssima acontecem em jogo único, ambas no dia 22 de abril.
Além do JF Vôlei, disputam a Superliga B: Rede Cuca Vôlei (CE), Araucária Vôlei (PR), Neurologia Ativa (GO), Goiás Vôlei (GO), Amazonas Hienkan de Vôlei (AM), Brasília Vôlei (DF), Natal/América-RN, Maringá Vôlei (PR), Voleibol Alta Floresta (MT), Sada Cruzeiro e Sesi Bauru.
Preparação do JF Vôlei
Campeão da Superliga C e quarto colocado no Campeonato Mineiro em 2023, o JF Vôlei iniciou a preparação para a Segunda Divisão na última semana. Conforme divulgado pelo clube, do elenco que disputou as competições nacional e estadual nos meses anteriores, apenas dois jogadores saíram: o oposto Lapera e o ponteiro Gabriel Cavalcante. Na visão da diretoria, a permanência de quase todos os atletas no grupo contribui para aumentar o entrosamento e a força do conjunto. Entretanto, ainda são esperadas as contratações de quatro atletas para compor o grupo na disputa da divisão de acesso.