Junior Lopes chega e projeta Carijó na Série B por ‘dois ou três’ anos
A diretoria do Tupi apresentou oficialmente, na manhã deste sábado (14), o novo técnico do time. Junior Lopes, 41 anos, ex-comandante da Portuguesa, chega ao clube com a missão de manter o Carijó na Série B. Em entrevista coletiva, o novo técnico ressaltou a boa campanha do clube neste ano e afirmou que o foco do trabalho será o Brasileiro. Segundo ele, a intenção é sustentar o Tupi na Segunda Divisão por, pelo menos, três anos.
“A Série B é uma competição muito diferente, difícil, e o Tupi precisa se acostumar com ela. Vamos nos preparando aos poucos, com tranquilidade. O clube tem tudo para ter um bom ano de 2016 e se firmar na competição, e dentro de dois, três anos, tentar voos maiores. O clube está ciente disso e procurando se estruturar”, disse, pontuando que o primeiro objetivo é fazer um bom Campeonato Mineiro, mas sempre com o foco no Brasileiro.
O novo comandante destacou que pretende manter boa parte da base titular que conseguiu o acesso à Série B, mas que os nomes estão sendo avaliados junto com a diretoria. Segundo o vice-presidente do conselho gestor do Tupi, Cloves Santos, cerca de 40% dos atletas devem ser aproveitados. A expectativa é que na segunda-feira (16), alguns jogadores já sejam anunciados. Atletas de fora devem integrar o time, que se apresenta dia 8 de dezembro para dar início à pré-temporada.
“Hoje (sábado), iremos nos reunir e acredito que metade do grupo seja descartado. Estamos levando em consideração vários aspectos, principalmente pensando no segundo semestre. Já estamos conversando com vários atletas faz alguns dias, e estes contatos se intensificam na próxima semana. O anúncio dos nomes será feito aos poucos, assim que formos fechando as negociações”, comentou Cloves. Nomes tidos como certos para a próxima temporada são o goleiro Glaysson e o lateral direito Osmar.
“Namoro antigo”
De acordo com o vice-presidente de futebol do Tupi, José Roberto Maranhas, o nome de Lopes já é cogitado desde 2011, quando ele quase fechou com o Alvinegro para a temporada de 2012. Junior Lopes comentou que “as negociações estavam bem alinhavadas. Só não se concretizou pois preferi ficar como auxiliar-técnico no Flamengo, para a disputa da Copa Libertadores da América”, disse o técnico.
Na avaliação de Maranhas, o treinador “é o nome certo para o Tupi”. Segundo ele, o perfil de Junior foi o diferencial para sua escolha. “Ele é jovem, estudioso, tem uma capacidade de liderança muito interessante. Junior é um treinador que quer crescer, e o Tupi aposta muito nestas pessoas, que querem alçar voos maiores. Acredito que aqui será um trampolim para ele, que tem um futuro enorme pela frente”, disse.