Com atacante do Athletic, seleção de Cabo Verde se aproxima de primeira Copa do Mundo
Alessio da Cruz participou de três jogos das Eliminatórias da África
Um jogador que defende as cores do Athletic, de São João del-Rei, faz parte de um elenco que pode entrar para a história do futebol mundial. O atacante holandês Alessio da Cruz, recém-contratado pelo clube mineiro que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, é jogador da seleção de Cabo Verde, que está próxima de garantir vaga na Copa do Mundo de 2026. Na terça-feira (9), a equipe venceu Camarões, por 1 a 0, pelas Eliminatórias Africanas.
Com o resultado, a equipe cabo-verdiana fica muito perto de uma classificação inédita para o Mundial. Líder isolada do Grupo D, com 19 pontos, precisa apenas de mais uma vitória nas duas rodadas finais para garantir a vaga direta, sem depender de outros resultados. O próximo compromisso será contra a Líbia, em 5 de outubro.

O triunfo em casa, no Estádio Nacional, teve clima de decisão. Assim que o árbitro apitou o fim da partida, centenas de torcedores invadiram o gramado para comemorar com os jogadores. Se confirmada a classificação, será a primeira participação da história do país em uma Copa do Mundo.
Nascido em Almere, na Holanda, Alessio Sergio Fernando da Cruz tem 28 anos e foi revelado pelo Twente. Desde 2023, ele defende a seleção de Cabo Verde, terra de sua família. O Athletic é seu primeiro clube no Brasil. Até o momento, ele participou de três jogos das Eliminatórias.
Se confirmar a vaga, Cabo Verde se junta a África do Sul, Marrocos e Tunísia, já classificados nas Eliminatórias da África, para o maior torneio do mundo, que será disputado nos Estados Unidos, México e Canadá, em 2026.
Tópicos: Athletic / cabo verde / Copa do Mundo