CBF reorganiza calendário, e série D vai de setembro a fevereiro

Tupynambás está no grupo A-6; jogos serão disputados em datas atípicas, como próximas do período de festas de fim do ano


Por Tribuna

09/07/2020 às 17h07- Atualizada 09/07/2020 às 21h16

taça serie d
Baeta inicia briga pelo título da competição no dia 6 de setembro (Foto: Rener Pinheiro/CBF)

A CBF anunciou, nesta quinta-feira (9), um novo calendário para a sequência da temporada 2020. A quarta divisão nacional, competição a ser disputada pelo Tupynambás nesta temporada, tem como previsão de início o dia 6 de setembro e 7 de fevereiro para o encerramento. O time de Juiz de Fora integra o Grupo A-6, composto por Atlético (BA), Bahia de Feira (BA), Caldense (MG), Gama (DF), Palmas (TO), Villa Nova (MG) e o vencedor do confronto preliminar entre Brasiliense (DF) e Tocantinópolis (TO).

Já a série A começa em 9 de agosto, terminando em 24 de fevereiro de 2021. A série B inicia em 8 de agosto e encerra em 30 de janeiro. A série C dá o pontapé inicial em 9 de agosto, com final em 31 de janeiro. A Copa do Brasil, que já começou, e foi interrompida na terceira fase, retorna em 26 de agosto e encerra em 10 de fevereiro. As semifinais da competição serão disputadas em 23 e 30 de dezembro.

Na primeira quinzena de janeiro de 2021 serão realizadas partidas pelas quatro séries do Brasileirão. Este intervalo, geralmente, integra o período de férias e pré-temporada dos jogadores que atuam no Brasil. Porém, o direito constitucional dos atletas foi antecipado para abril, o que permitiu esta alteração no cronograma.

O retorno das copas Libertadores e Sul-Americana, competições internacionais, ainda não foi anunciado pela Conmebol.

Documento à CBF

De acordo com informações do Estadão, 68 clubes participantes da Série D enviaram um documento em que apresentam suas demandas à entidade, pois já sofrem com graves problemas financeiros. Eles pedem para que os times desistentes da competição não sejam punidos. A Tribuna tentou contato, nesta quinta, com a diretoria do Baeta, mas não obteve retorno. Ainda nesta semana, o anúncio da retomada de outro campeonato disputado pelo clube, o Campeonato Mineiro, causou indignação entre os dirigentes. O vice-presidente de Futebol do Tupynambás, Cláudio Dias, concedeu entrevista à Tribuna, na qual declarou ser “impossível” retornar a disputa da competição, que tem programado o seu retorno para o dia 26 de julho.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.