Juiz de Fora recebe etapa final do Campeonato Brasileiro de BMX Flatland

Evento acontece na Praça CEU neste fim de semana, com mais de 40 atletas a nível nacional


Por Davi Sampaio

08/10/2025 às 14h16

A Praça CEU, localizada na Zona Norte de Juiz de Fora, será palco da 3ª etapa do Circuito Brasileiro Overground BMX Flatland Series, no sábado (11) e no domingo (12), a partir das 10h. O evento encerra o campeonato nacional da modalidade, que acaba de se tornar disciplina olímpica, e promete reunir mais de 40 atletas de todo o país.

A organização é da União dos Ciclistas de Juiz de Fora (Unicicli), em parceria com a MUF Association, responsável pelo circuito no Brasil. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora (SEL/PJF) e integra as ações da Unicicli para fomentar as diversas vertentes do ciclismo na cidade.

Conforme o organizador, Wilhans Moraes, a importância do evento a nível nacional é fortalecer o esporte local. “Nossa intenção é colocar Juiz de Fora como referência nas mais variadas práticas das modalidades do ciclismo. A Unicicli tem se empenhado muito para que o ciclismo possa ser cada vez mais praticado em suas diversas modalidades”, afirma.

bike. foto arquivo pessoal
Juiz-forano Waldei Fernando participará do Campeonato Brasileiro (Foto: Arquivo pessoal)

No sábado, a partir das 9h, haverá uma oficina de ciclismo para crianças, com 40 vagas, destinadas aos primeiros participantes que chegarem. A atividade faz parte da proposta de aproximar o público do esporte e incentivar a prática desde a infância. Entre os competidores confirmados na prova principal está o juiz-forano Waldei Fernando, destaque nacional no BMX Flatland.

“Fui campeão brasileiro nas categorias iniciante e amador, e agora tentarei na profissional. O nível dos atletas é muito alto. Pretendo representar bem a cidade, acertando manobras que ainda não consegui executar em campeonatos”, diz o atleta, que sofreu um acidente no treino há duas semanas, mas já se recuperou.

Na visão dele, o evento abre portas para novas disputas. “Penso que teremos condições de sediar uma etapa do Campeonato Mundial, que já teve duas edições no Brasil, em 2015 e 2016. Neste final de semana, o público pode esperar um evento com muitas manobras radicais e garantia de diversão”, promete.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.