Time de JF disputa Campeonato Mineiro profissional de fut-7
Social FC vai a Belo Horizonte buscar vaga no Brasileiro; projeto também atende pessoas em vulnerabilidade social
O Social Esporte Clube, equipe da Zona Nordeste de Juiz de Fora, vai participar do Campeonato Mineiro profissional de fut-7, organizado pela Federação de Futebol 7 de Minas Gerais. A competição acontece entre esta quinta-feira (7) e domingo (10), em Belo Horizonte. As quatro equipes semifinalistas da competição conquistam vaga para o Campeonato Brasileiro da modalidade, marcado para os dias 2 a 5 de novembro, em São Paulo.
Integrante do Grupo B no Mineiro, o Social estreia contra o Das Antiga, de Belo Horizonte, na quinta. Já na sexta (8), o time juiz-forano enfrenta o Sagrada Família FC, de Itaúna. No sábado (9), fecha a participação na fase inicial contra o Canadá Esporte Clube, de Contagem.
Um dos atletas do time é Jardel Caraci, de 20 anos, morador do Bairro Filgueiras. Com vasta experiência no futebol amador, ele chegou ao Social em junho do ano passado e, hoje, é o capitão do clube. “É minha segunda casa, as pessoas são minha família. Encaro como uma oportunidade de jogar campeonatos com visibilidade, abraço de corpo e alma, pois sei que é um projeto próspero”, declara Caraci à Tribuna.
Para o Mineiro de fut-7, o Social tem treinado duas vezes na semana. “Nosso time é muito bom taticamente, somos inteligentes com a bola no pé e sem ela, além de um ótimo físico. Temos jogadores mais experientes que sabem a hora de correr e de segurar o jogo para não se desgastar fisicamente”, avalia o capitão. “Somos o único time de Juiz de Fora, prometemos lutar e ir em busca do título e da vaga para o Brasileiro”, completa.
O comandante do time será o treinador Thiago Clemente, de 35 anos, morador do Bairro Granjas Bethânia. “Buscamos apoiar os atletas, principalmente os que estão em vulnerabilidade social. Temos, dentro do projeto, a parte psicológica e fisioterapêutica. Nossa ideia é estender o Social para a cidade e dar mais oportunidades aos jovens que ainda sonham em jogar futebol”, diz. “Estamos ansiosos para esse campeonato. São muitas equipes de alto nível, mas temos jogadores que são destaques, como o Jhon Jhon (ex-base do Grêmio e que jogou o Módulo II pelo Tupynambás neste ano) e Thiago Sobral, artilheiro em campeonatos da cidade”, pontua.
O Social
Fundado em maio de 2022, o Social Esporte Clube tem como meta unir esporte e bem-estar para as comunidades. A equipe realiza treinos semanais nos campos de várzea da Zona Nordeste e no Bairro Progresso, e conta com atletas e ex-atletas profissionais. Até então, a equipe foi campeã da Taça Brasileirinho, torneio que reuniu equipes de várias regiões do município; e foi semifinalista da Taça Minas, regional disputado em Coronel Pacheco. O clube também tem um time feminino, em parceria com o FutCats, e conta com cerca de 25 atletas amadoras.
Além da parte esportiva, o Social atende, de forma gratuita, pessoas em vulnerabilidade social por meio de serviços de fisioterapia e orientação psicológica no endereço Avenida Juiz de Fora, 515, no Bairro Granjas Betânia. O clube também possui uma escolinha de futebol para crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, com treinos na Praça do Bairro Grama.