Com Vasco, Copa Rio-Minas de futsal feminino acontece em JF
Ginásio Municipal recebe sete partidas neste final de semana; Clube Bom Pastor é o representante local
O futsal feminino volta a ganhar espaço em Juiz de Fora com a realização da Copa Rio-Minas no sábado (2) e no domingo (3), no Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos. A competição reúne equipes de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Entre os destaques estão o tradicional Vasco da Gama e o São Gonçalo A.Q.F , atual campeão carioca. Minas é representada pelo Clube Bom Pastor, de Juiz de Fora; pelo Social F.C., de São João del-Rei; e pelo Matias Barbosa, da cidade homônima. Também participa da competição a equipe Três Rios F.F.
Conforme conta o organizador da competição e técnico do Clube Bom Pastor, Jean Albuquerque, o torneio surgiu como uma alternativa à Copa Sudeste, que não será realizada. “Como São Paulo não poderia entrar, adaptamos o modelo. A princípio seriam oito equipes, com a presença de Cruzeiro e Portuguesa-RJ. Agora, a intenção é ampliar para mais municípios e estados nas próximas edições”, comenta Jean.
Para ele, o torneio é uma oportunidade de fortalecer o futsal feminino local, ainda carente de visibilidade e apoio. “A modalidade está em crescimento na nossa cidade e em alguns estados, mas ainda engatinha. Trazer equipes como o São Gonçalo e o Vasco fortalece a região e mostra ao público que há qualidade e organização. É uma forma de fomentar cada vez mais a modalidade”, afirma.
Em um grupo, estarão as equipes de Minas, e no outro, as do Rio de Janeiro. “Elas se enfrentam e os dois melhores de cada lado avançam. Teremos uma semifinal mineira, uma carioca e, depois, uma final interestadual”, explica Jean. As semifinais serão realizadas no dia 6 de setembro, também no Ginásio Municipal.
Desafios e força do futsal do Bom Pastor
Único representante de Juiz de Fora, o Clube Bom Pastor aposta na experiência. Apesar das dificuldades enfrentadas por ser uma equipe amadora, o treinador acredita no potencial do grupo. “Muitas atletas fazem faculdade ou trabalham, então nem todas conseguem estar presentes em todos os treinos. Mas é um grupo com muita qualidade, que está mais uma vez na final do Campeonato Mineiro do Interior e que acabou de conquistar a Copa Alterosa”, destaca o técnico.