Ao estilo alemão, Tupi faz 7 a 1 no América-TO pelo Mineiro Sub-20
Em retorno à competição, Galinho massacra adversário no Estádio Municipal e iguala em pontos com os líderes do Estadual

Após mais de um mês, o Tupi voltou a entrar em ação pelo Campeonato Mineiro Sub-20 contra o América-TO nesta sexta-feira (2), no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, em partida válida pela 13ª rodada da competição. E o retorno foi em grande estilo: 7 a 1 para o Alvinegro de Santa Terezinha, vitória mais elástica obtida pelo representante juiz-forano na primeira fase, ao estilo alemão.
Os gols do duelo foram marcados por Gabriel Tchó Tchó (2), Samuel Cazares, Neném, Patrick (2) e Yago, pelo Tupi, e Werick, de pênalti, descontando no fim para os visitantes. Com a goleada, o Tupi chegou a 29 pontos e empatou com Atlético-MG, Uberlândia e América-MG, ficando igual ao Coelho também no saldo de gols, mas pulando para a terceira posição pelos gols pró. Toda a 13ª rodada, com exceção do clássico entre Atlético-MG e América-MG, finalizado em 1 a 1 na última terça (30), ainda é realizada neste fim de semana. Já o Dragão do Corcovado permaneceu com 15 pontos, mas perdeu uma posição em função do saldo de gols, ficando na nona colocação.
As escalações
O Galinho entrou em campo já classificado para as quartas de final, mas brigando pela consolidação entre os quatro primeiros do certame. Para conquistar o objetivo, o técnico Wesley Assis escalou o Alvinegro com Davyd; Cleitinho, Pedro, Matheus Mega e Pablo; João Marcos, Max e Gabriel Tchó Tchó; Neném, Samuel Cazares e Pedro Lolote.
A equipe do Vale do Mucuri, por outro lado, briga ponto a ponto por uma vaga no G-8, o que possibilitará a passagem para o mata-mata da competição estadual. Com 15 pontos, o América-TO era o oitavo e atuou com João Demarque; Edvaldo, Weslei, Mateus e Hugo; Matheus Pereira, Gui, Elivelton e Iury; Arthur Cleberson e Zabumba.
A goleada
Antes da parada de mais de um mês em função do recesso da competição, vitórias de destaque poderiam indicar uma partida tranquila diante da equipe de Teófilo Otoni no retorno. A perda de três jogadores para o Galo de Belo Horizonte – os volantes Wesley e Pedro Henrique, além do atacante Washington – exigiram que o treinador Wesley Assis mudasse a equipe, o que poderia ser um risco.
Com menos de dez minutos, Gabriel Tchó Tchó inaugurou o placar em batida colocada de perna esquerda, de média distância, que deixou o goleiro do América-TO estático enquanto a bola tocava as redes. Em seguida, após bola na trave do lateral-direito Cleitinho, o atacante Pedro Lolote recebeu passe e foi derrubado na entrada da área pelo volante Matheus Pereira, lance que gerou pênalti e expulsão do jogador do Dragão. A penalidade foi convertida por Samuel Cazares. Ainda no primeiro tempo, Gabriel Tchó Tchó roubou a bola na intermediária ofensiva e tocou rasteiro na saída do goleiro para marcar o terceiro. O Galinho ainda criou outras chances nos 45 minutos iniciais com Pedro Lolote, mas o primeiro tempo já tinha placar definido: 3 a 0.

Na volta do intervalo, o Alvinegro seguiu no mesmo ritmo, sufocando a saída de bola rival e criando chances de gol. Na marca dos 10 minutos, Tchó Tchó driblou o goleiro e foi derrubado na área: novo pênalti para o Tupi, convertido, dessa vez, pelo atacante Neném, que deixou o goleiro com os pés fincados no centro da baliza e transformou o placar em goleada. Dez minutos depois, o atacante Patrick saiu frente a frente com o arqueiro adversário e finalizou duas vezes para marcar o quinto tento alvinegro. O mesmo Patrick marcou o sexto, driblando o goleiro e rolando a bola para as redes. Já nos últimos minutos do segundo tempo, Yago completou cruzamento da direita cabeceando para o fundo da rede. O responsável por dar números icônicos ao jogo foi o camisa 20 do América-TO, Werick, em cobrança de pênalti no último lance da partida.
O artilheiro Patrick, que entrou no segundo tempo e marcou duas vezes, destacou o pensamento de seguir atacando mesmo entrando já com o placar dilatado. “A gente entra motivado para fazer saldo de gols, ainda mais sendo centroavante, que é a minha posição, e fui feliz. Nos dois lances o goleiro deu rebote no meu pé, e os meninos até brincam falando que é faro de gol”, conta o atacante.

Meta é o G-4
O treinador Wesley Assis comemorou a vitória elástica e comentou sobre a possibilidade de ficar entre os quatro primeiros do Mineiro Sub-20. “No início da competição, o principal era se manter entre os oito, mas a gente alcançou o terceiro lugar com duas rodadas de antecedência e nós acreditamos que temos condições de pontuar nos dois últimos jogos com vitórias para, pelo menos, permanecer na terceira posição”, projetou o técnico.
Na próxima sexta-feira (9), o Tupi volta a entrar em campo pelo Mineiro Sub-20 em partida contra o Serranense, também no Estádio Municipal. Oito dias depois, o Galinho fecha a primeira fase em confronto contra o Betis F.C. em Ouro Branco (MG).