Prazo para declarar imposto de renda 2021 vai de 1º de março a 30 de abril

Programas e aplicativos para preenchimento do IRPF estarão disponíveis já nesta quinta-feira; serão cinco lotes de restituição, nos meses de maio, junho, julho e agosto


Por Agência Estado

24/02/2021 às 19h08- Atualizada 25/02/2021 às 10h15

A Receita Federal estima que a entrega das declarações de Imposto de Renda 2021 levará ao recolhimento de R$ 19,6 bilhões em Imposto de Renda a pagar. A previsão do órgão é que 32.619.749 declarações sejam entregues em 2021, 639.603 a mais do que no ano passado. Desses, a expectativa é que 60% dos contribuintes tenham imposto a restituir, 19% imposto a pagar e 21% nem a pagar nem a restituir.

O período de entrega da declaração será de 1º de março a 30 de abril de 2021. A partir desta quinta-feira (25), os programas para preenchimento do IRPF 2021 poderão ser baixados, assim como aplicativos. Haverá ainda um novo site do Imposto de Renda. Haverá cinco lotes de restituição pagos mensalmente, sempre nos últimos dias úteis dos meses de maio, junho, julho e agosto. A restituição será paga a contribuintes que não apresentarem pendências em suas declarações.

“Acompanharemos o cenário da pandemia, mas não há previsão de prorrogação do prazo de entrega da declaração”, afirmou o subsecretário de Arrecadação, Cobrança e Atendimento da Receita, Frederico Faber.

Faber acrescentou que qualquer mudança na sistemática de cobrança do Imposto de Renda estará na segunda fase da Reforma Tributária do Governo e ainda está em discussão no Ministério da Economia.

Até agora, o ministro Paulo Guedes enviou apenas uma proposta de unificação do PIS/Cofins ao Congresso Nacional dentro da reforma defendida pelo governo.

Vazamento

Questionado em entrevista coletiva nesta quarta-feira sobre o megavazamento de dados de brasileiros, o coordenador geral de Tecnologia de Segurança da informação da Receita Federal, Juliano Brito, ressaltou que não houve vazamento de dados da Receita Federal, nem de informações de Imposto de Renda de contribuintes.

Ele disse que houve sim a divulgação de agências bancárias em que contribuintes recebem a restituição do imposto, mas que isso é obtido com CPF e data de nascimento no site da Receita.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.