Reta final: 47% dos contribuintes juiz-foranos ainda não entregaram a declaração

Fim do prazo para acerto com o Leão se aproxima, mas 76 mil juiz-foranos deixam declaração para os últimos dias


Por Fernanda Castilho

22/05/2025 às 07h00

Com o fim do prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda se aproximando, quase metade dos contribuintes juiz-foranos ainda não está em dia com a Receita Federal. Faltando menos de dez dias para a data limite, 47% do esperado ainda não enviou o documento. A adesão no município, aliás, está abaixo das médias estadual e nacional.

De acordo com os dados divulgados pela Receita Federal, até esta quarta-feira (21), 86.838 dos contribuintes juiz-foranos fizeram a Declaração de Imposto de Renda. Como a Superintendência da Receita Federal de Minas Gerais estima que, neste ano, o município de Juiz de Fora deve gerar aproximadamente 163.800 declarações, calcula-se que somente 53% destas foram entregues até agora. 

Para o estado de Minas Gerais são esperadas mais de 4 milhões de declarações, das quais, até o último dia de acesso, foram entregues 2.705.647, o que representa 67,64% da estimativa. Já para todo território nacional, espera-se 46,2 milhões de declarações, no entanto, somente 28.074.109 foram entregues, totalizando 60,75%.

A Superintendência da Receita Federal de Minas Gerais alerta que aqueles que deixam para acertar as contas com o Leão nos últimos dias podem enfrentar imprevistos, como problemas de acesso à plataforma ou quedas de energia e internet. “Lembrando que a entrega da declaração fora do prazo gera multa pelo atraso. O valor mínimo da multa é de R$165,74”, alerta o órgão.

O prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda termina no dia 30 de maio. Para este ano, o contribuinte pode usar a declaração pré-preenchida, que pode ser acessada via Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e pelo Aplicativo Meu Imposto de Renda. Até o momento, 48,2% das declarações foram entregues desta forma no país. 

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.