Cemig divulga balanço do mutirão contra ‘gatos’
Segundo Cemig, clientes de 51% das unidades visitadas foram notificados pela companhia sobre alguma irregularidade
Clientes de 51% das unidades visitadas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foram notificados pela companhia sobre alguma irregularidade ou necessidade de adequação em relação ao padrão de energia elétrica. As notificações foram emitidas ao longo desta semana, durante um mutirão de fiscalização, e o balanço foi apresentado nesta sexta-feira (19). “A equipe conseguiu com êxito realizar o que foi programado para essa semana. O número exato de estabelecimentos visitados ainda não foi divulgado, mas pode-se dizer que o grau de assertividade foi muito alto. Em mais da metade das unidades visitadas, nós tivemos alguma notificação a fazer ao cliente”, analisou o técnico de serviço e manutenção da Cemig, Samuel Tanuri.
As intervenções da companhia são rotineiras, no entanto, com o objetivo de executar cortes por inadimplência e inspeção de unidades consumidoras para verificar possíveis irregularidades – os chamados “gatos”-, a Cemig realizou, ao longo desta semana, um mutirão de fiscalização no centro da cidade. Segundo Tanuri, o monitoramento e as vistorias são intensificados em determinados períodos de acordo com as notas de inspeção emitidas pelo Centro de Referência da Cemig, que leva em consideração as variações de consumo de energia.
“Nós fizemos esse mutirão da mesma forma como é feito o serviço rotineiramente: temos um centro de inteligência, em que são selecionados clientes, e há o monitoramento o ano inteiro. Quando há mudanças de consumo – tanto para mais quanto para menos -, são emitidas notas de inspeção. No mutirão, isso é intensificado”, explicou. As vistorias dessa semana aconteceram em estabelecimentos localizados na área central do município. Em abril, a companhia realizou o primeiro mutirão do ano na cidade, e a expectativa é que de aconteça outra ação até o fim do ano.
‘Irregularidades seguem aumentando’
Apesar da assertividade da ação ser algo positivo para o objetivo do mutirão, por outro lado evidencia o aumento do número de pendências e irregularidades. “A gente vem percebendo que tem aumentado o número de pendências e de irregularidades (na rede elétrica), talvez por uma questão social, econômica, não sabemos qual seria a causa exata. Apesar disso, esse número tem que ser controlado.” As consequências destes desvios, explica o técnico, afetam não somente a Cemig, mas também a população de um modo geral. “Estima-se que se não houvesse irregularidades, 5% da conta de energia poderia ser barateada para todos os clientes, de um modo geral. A partir do momento que alguns tentam levar essa vantagem, as outras pessoas é que pagam. Todos nós pagamos.”
Constatada irregularidade, ou desvio de energia, além da notificação ser vinculada ao CPF do usuário, o cliente é notificado e receberá, em até 30 dias, uma carta-acordo da Cemig, em que pode ser cobrada uma multa. O desvio de energia da rede elétrica traz uma cobrança a mais na fatura do local onde ocorre a fraude. Conforme a companhia, o valor varia de acordo com o perfil de consumo de cada cliente. A conta emitida poderá ser retroativa em 36 meses anteriores à constatação da irregularidade. Caso seja flagrado, há ainda o risco de a pessoa ser presa por furto de energia.
Segurança
Além de atuar nas buscas de perdas técnicas, fraudes e desvios de energia elétrica, a equipe da Cemig também foca em reforçar a segurança na distribuição e consumo de energia, já que a utilização inadequada pode gerar riscos de choques, ou panes e danos em aparelhos. “O foco do mutirão também é no cliente e na sua segurança. Às vezes, algum cabo de instalação, ou uma possível interligação, não está adequado, e nós orientamos sobre isso. Muitas vezes o cliente nem está ciente”, pontuou Tanuri.