JF sedia mais uma edição do Fomenta Minas
Pela segunda vez, cidade irá receber evento que propicia a realização de negócios entre micro e pequenas empresas (MPEs) e grandes compradores da esfera pública e privada
Pela segunda vez, Juiz de Fora irá sediar o evento Fomenta Minas. A iniciativa, organizada pelo Sebrae Minas, pretende reunir cerca de mil pessoas entre os dias 24 e 26 de outubro para a realização de negócios. Nesta edição, os participantes terão a oportunidade de fazer contato com compradores governamentais, da administração pública direta e indireta e de empresas estatais. Dentro da programação está agendada uma Rodada de Negócios que terá a participação de até 120 micro pequenas empresas (MPE) interessadas em vender e 40 empresas âncoras em busca de fornecedores. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Sympla (www.sympla.com.br).
No primeiro dia de evento, será realizada a Rodada de Negócios. Na última edição do Fomenta Minas realizada na cidade, em 2011, a rodada movimentou cerca de R$ 30 milhões em negócios com a participação de 44 âncoras e 133 MPEs. “É uma oportunidade dos pequenos empresários trabalharem a questão de compra nas empresas e expandirem o mercado”, destaca o analista do Sebrae Paulo Veríssimo.
Para o dia 25 e 26 estão agendadas palestras, painéis, oficinas e apresentação de cases com os temas sobre gestão, empreendedorismo e inovação.Alguns dos destaques serão as palestras Perspectivas políticas do Brasil e os impactos nos negócios ministrada pelo jornalista Gerson Camarotti, Os desafios das organizações do século XXI, pelo jornalista Ricardo Boechat, A nova era do talento, economia em rede e inovação, pelo diplomata Marcos Trojyo; e o painel Cidade Empreendedora apresentado pelo administrador de empresas Cláudio Forner. Também será montado o Espaço Sebrae Lab, ambiente dedicado à inovação e à criação, que terá como palestrante o gerente de produtos da Coinbr, Anderson Silveira, que irá discorrer sobre Blockchain e criptomoedas: tecnologia e sua aplicação na modelagem de negócios.
“Buscamos palestrantes que pudessem colaborar tanto no lado da gestão pública quanto empresarial. Também achamos importante mostrar o contexto político e os impactos para os negócios”, explica Paulo Veríssimo. “A nossa proposta é levar capacitação, conhecimento e oportunidades para o pequeno empresário.”