Imposto de Renda: prazo para tentar receber restituição no 1º lote acaba nesta quarta
Primeiro lote será enviado no dia 31 de maio; pagamento é realizado com base nas prioridades legais
Nesta quarta-feira (10), encerra-se o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para quem vai tentar receber a restituição no primeiro lote, no dia 31 de maio, conforme as informações da Receita Federal. Caso o documento não seja entregue até o dia 10 de maio, o pagamento do segundo lote só será efetuado no dia 30 de junho; o terceiro, será no dia 31 de julho; o quarto, no dia 31 de agosto; e o quinto e último lote no dia 29 de setembro.
Vale ressaltar que o pagamento é realizado com base nas prioridades legais, assim, indivíduos de grupos prioritários precisam entregar o quanto antes a declaração, visto que o critério desempate é a data de entrega, para terem mais chances de receber no primeiro lote. Quem optar por receber a restituição via pix (com a chave do tipo CPF) ou usar a declaração pré-preenchida receberá o valor mais rapidamente, ainda respeitando as prioridades legais.
LEIA MAIS
É preciso declarar o Imposto de Renda quem teve em 2022 rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70. Ainda, segundo a Receita, no caso de rendimentos considerados “isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte”, é obrigado a declarar quem recebeu valor superior a R$ 40 mil.