Emissão de carteiras de trabalho volta ao normal em JF
As carteiras de trabalho voltaram a ser emitidas normalmente nesta sexta-feira (9). O atendimento informatizado estava interrompido desde meados de dezembro, nos postos conveniados à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais (SRTE/MG). A interrupção foi necessária para transição do sistema atual, responsável pela produção dos documentos, para uma versão mais avançada da ferramenta.
No Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal são distribuídas diariamente 40 senhas, a partir das 8h, para emissão de carteira de trabalho. O subcoordenador do CAC, Alexandre Gasparete, alerta que o número de pessoas que solicitam o documento é grande, mas não o procuram. Há cerca de mil carteiras de trabalho, acumuladas desde 2011, à espera de seus titulares. Já na sede da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Juiz de Fora (Rua Santo Antônio, 711, Centro), o serviço funciona das 7h às 18h, mediante agendamento.
[Relaciondas_post] A previsão é que o novo sistema, denominado CTPSWeb 3.0,confira mais agilidade ao processo de produção e entrega da carteira, que antes variava de dois a 15 dias. Com o novo sistema, o documento é entregue no ato da solicitação, e as informações de diversos bancos de dados do Governo federal são integradas.
A Carteira de Trabalho Digital tem validação nacional dos dados do trabalhador, garantindo mais segurança ao documento e ao trabalhador, que tem todas as suas informações cruzadas e analisadas no ato na solicitação da carteira. Com isso, o trabalhador não precisará mais esperar o momento de entrega da Carteira para saber se tem alguma pendência que o impeça de ter acesso ao documento.
A validação nacional de dados feita em tempo real também vai combater possíveis tentativas de fraude contra o trabalhador e contra os benefícios pagos pelo governo federal.
Outro benefício da CTPS Digital, como será chamado o documento emitido por meio do novo sistema, é que os postos conveniados (Unidades de Atendimento Integrado – UAIs), terão acesso à mesma página que os servidores do Ministério do Trabalho para solicitação da carteira.