Começa prazo de 90 dias para adaptação da frota


Por Fabíola Costa

06/06/2016 às 19h05

Após a assinatura do contrato com os dois consórcios vencedores da licitação do transporte coletivo urbano de Juiz de Fora na sexta-feira (3) e a publicação nos Atos do Governo nesta terça (7), começa a contagem do prazo de até 90 dias para que as empresas cumpram as exigências previstas na concorrência, como disponibilizar novos ônibus, com internet gratuita, bilhetagem eletrônica e sistema GPS. A Prefeitura trabalha com o prazo de 1º de setembro para início da operação, com a esperada percepção, pelos usuários, das primeiras mudanças concretas nas ruas provocadas pela concorrência, incluindo a oferta de mais de cem ônibus nesta etapa inicial. Entre empresários do setor ouvidos pela Tribuna, a expectativa, no entanto, é conseguir antecipar o prazo para final de julho.

No domingo, um ônibus pertencente ao Consórcio Via JF, vencedor do primeiro lote, foi visto circulando nas ruas com a padronização visual que será usada em Juiz de Fora. O veículo zero estava pintado de azul, com a logo “urbano” e com a inscrição “teste” no letreiro. Conforme a assessoria da Prefeitura, existem, até agora, dois coletivos adaptados às exigências do certame prontos para uso. Ambos são do Via JF. A viagem no final de semana foi realizada a título de teste da programação visual. Haverá, ainda, testes de equipamentos, como o uso do wi-fi. Os novos ônibus só serão incorporados à frota após a assinatura da ordem de serviço pela Prefeitura, que depende do cumprimento das exigências previstas pelos vencedores. Só a partir daí é que os consórcios serão operadores do sistema.

Além do consórcio Via JF (formado pelas empresas Transporte Urbano São Miguel de Uberlândia Ltda, Auto Nossa Senhora Aparecida Ltda e Viação São Francisco Ltda), o consórcio Manchester de Transporte Coletivo (constituído por Goretti Irmãos Ltda e Transporte Urbano São Miguel Ltda) também vai oferecer o serviço nas ruas de Juiz de Fora, explorando o lote dois e compartilhando, com a Via JF, a operação no restante da cidade. O resultado da licitação foi divulgado no dia 28 de abril.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.