Guia do Código de Defesa do Consumidor Mirim


Por Tribuna

09/10/2016 às 07h00

A poucos dias do Dia das Crianças, comemorado no Brasil no dia 12 de outubro, a Proteste – Associação de Consumidores lançou um Guia do Consumidor Mirim. O objetivo é que as crianças conheçam, de forma lúdica, o Código de Defesa do Consumidor, apresentando conceitos de consumidor, educação financeira e orçamento familiar, além de tratar de temas como publicidade infantil.

A coordenadora institucional da Proteste e uma das responsáveis pela cartilha, Maria Indês Dolci, explica que “se houver esta educação para o consumo na infância, o adulto saberá, entre outras coisas, que não deve se endividar e também aprenderá a avaliar qualidade e preços de diversos produtos e serviços, além de exigir o cumprimento do que foi estabelecido pelo Código de Defesa do Consumidor”.

Para Dolci, a educação para o consumo, apresentada pelo guia, é de grande valia para pais e filhos. “É importante se criar, desde cedo, essa consciência crítica do que se deve comprar e de que forma, se planejando para um futuro melhor”, diz.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.