Biblioteca Municipal tem tarde lúdica de jogos no sábado

Projeto Biblioteca Mágica será realizado das 14h às 19h com participação gratuita e livre


Por Tribuna

30/11/2023 às 07h50

bibliotecamunicipal ArquivoTM
A Biblioteca Municipal Murilo Mendes estará de portas abertas para receber o projeto lúdico Biblioteca Mágica (Foto: Arquivo TM)

A Biblioteca Municipal Murilo Mendes abrirá suas portas, neste sábado (2), para o projeto Biblioteca Mágica. A atividade será realizada das 14h às 19h, e o objetivo é oferecer ao público uma experiência lúdica e instigante, com mesas de RPG (Role Playing Game), reunindo narradores experientes e cenários intrigantes. O evento tem participação gratuita e livre, com atrações para todas as idades, sem necessidade de inscrição prévia. Basta levar lápis e borracha. Conforme a organização, a dica é chegar cedo porque as mesas serão montadas por ordem de chegada.

Por meio de nota à imprensa, um dos responsáveis pelo organização, Hussan Fadel, ressalta que, durante a programação, os jogadores tornam-se exploradores de mundos literários e reinventam o ambiente da biblioteca, tornando-o um ponto de encontro para a imaginação e a criatividade. “Este projeto nasce da percepção de que a biblioteca é um espaço para a construção de saberes e de que é fundamental estimular que as pessoas visitem e frequentem este ambiente, alimentando diretamente o hábito da leitura.”

“Ao incorporar elementos lúdicos na exploração da literatura e da biblioteca, o projeto cria uma experiência culturalmente enriquecedora, onde os participantes se engajam ativamente com as narrativas literárias enquanto se divertem e aprendem”, pontua Hussan. 

O projeto Biblioteca Mágica é realizado pelo RPG Esporte Clube e Feroz Laboratório de Criação, com co-organização da Guilda da Capivara, grupo responsável por organizar inúmeras mesas de RPG em Juiz de Fora. A Prefeitura de Juiz de Fora e a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) apoiam a iniciativa, que se enquadra na proposta do município de alterar a concepção tradicional de biblioteca. O equipamento deixa de ser um espaço de armazenamento de livros ou depósito de saber para tornar-se cada vez mais dinâmica e participativa, um local de vivência cultural.

Leia mais sobre cultura aqui

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.