Projeto ‘Samba de Escola’ faz apresentação no Cine-Theatro Central nesta terça-feira

O repertório traz diversos períodos e estilos do samba, promovendo também contato com a história desse gênero musical ao longo do tempo


Por Tribuna

29/08/2023 às 07h38- Atualizada 29/08/2023 às 14h40

Nesta terça-feira (29), o “Samba de Escola” faz apresentação no palco do Cine-Theatro Central, com entrada franca, às 18h30. Esse show é fruto do projeto comandado pelo professor Sérgio Oscar, com uma banda composta por grupo de estudantes e professores da comunidade do Bairro Teixeiras, trazendo diversos instrumentos para celebrar a cultura brasileira. O repertório apresenta diversos períodos e estilos do samba, promovendo também contato com a história desse gênero musical ao longo do tempo. São 120 ingressos disponíveis, que podem ser retirados na recepção do teatro.

A banda tem apresentação de pandeiros, violão e cavaquinho, contemplando as primeiras expressões do samba de terreiro e de partido alto, relembrando a história que começa quando essa manifestação cultural veio das comunidades afro-brasileiras. Durante o show, também ganham destaque as novas influências do samba e as suas diferentes interpretações ao longo da história no Brasil.

O “Samba de Escola” promove aulas gratuitas de percussão no samba e faz com que os participantes conheçam mais sobre a cultura do samba. Os participantes também são convidados a aprenderem instrumentos tradicionais, como o surdo, tantan, pandeiro, tamborim e ganzá.

Um dos objetivos do projeto é justamente trazer a interação social entre os participantes e a valorização cultural local através do samba, um ritmo que é capaz de unir diferentes gerações, origens e histórias. Nesse ambiente, é possibilitado que os participantes se expressem artisticamente, descubram os próprios talentos e também se fortaleçam coletivamente.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.