Baile Charme celebra a cultura negra em Juiz de Fora
Evento na praça do Bairro São Pedro reúne oficina de passinhos, pockets shows, discotecagem e apresentações de dança

A partir das 16h deste sábado (27), Juiz de Fora recebe o Baile Charme Damata, na praça do Bairro São Pedro, na Cidade Alta. O evento, que celebra a cultura negra por meio da música e da dança, tem entrada gratuita, com atividades até às 22h. A edição deste ano inclui oficina de passinhos, pocket shows, discotecagem, apresentações de dança e também a distribuição gratuita de pipoca durante toda a programação.
A programação começa a partir das 16h com a oficina de passinhos, ministrada pela professora Juhhblack. A atividade é aberta ao público e não há a necessidade de inscrição prévia, sendo requisitado apenas roupas confortáveis e uma garrafa de água, de acordo com a organização. Às 17h, o DJ Nonô abre o evento oficialmente, por meio da seleção de clássicos da black music. Após sua apresentação, o rapper Preto Vivo apresenta seu pocket show, seguido pela perfomance do Grupo Expressão e Arte.
Às 19h, o DJ Anditaum apresenta seu trabalho com foco no ritmo R&B e Preto Vivo retorna ao palco. O encerramento será com o show dos Djs Nonô e Anditaum. A produção destaca que a programação terá também a reserva de um momento de intervenção cultural, com o intuito de destacar a importância do Baile Charme como espaço de identidade e memória coletiva.
“Para a Damata é um momento de retomada, de crescimento e de reencontro com nosso público, com nossos amigos, com a nossa galera”, diz o organizador do evento, Beto Damata. A nova edição do Baile Charme marca o retorno da Damata Produções após um período difícil, marcado pela perda do sócio e amigo Jailson, mais conhecido como Jajá, conforme a organização do evento.
Organizado pela Produtora Cultural Damata, o baile é financiado pelo Edital Quilombagens 2024, do Programa Cultural Murilo Mendes, por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). Conforme os produtores, o baile reafirma o compromisso de valorizar a cultura negra e sua ancestralidade no município.
* Estagiária sob supervisão da editora Gracielle Nocelli
Serviço
Baile Charme Damata