Receita de família 26-04-2015
Se na sua lista de compras a cerveja vem sempre associada ao momento do happy hour, ou mesmo para preparar carnes e servir como base para molhos, a receita de domingo ampliará seus horizontes. Neste domingo, Marina Barbosa, proprietária da confeitaria Bolo Húngaro da Maricota, apresenta um saboroso bolo que utiliza a bebida, tão querida entre os brasileiros. “Ela não interfere especificamente no processo de cocção, mas no paladar. Sempre que posso, escolho as cervejas tipo lager, pois conferem um sabor um pouco mais forte e amargo ao bolo, apesar de a diferença em relação à pilsen ser mínima no resultado final”, diz ela, falando sobre as duas variedades de cerveja que podem ser usadas no preparo.
A mistura de cerveja, cacau e cream cheese na receita foi inspirada em duas outras criações, de cozinheiros mundialmente famosos. “A do bolo foi retirada de um livro sobre confeitaria francesa, do chef Will Torrent, e a cobertura de cream cheese foi publicada pela estadunidense Martha Stewart. À medida que fui executando as duas receitas, fiz pequenas adaptações ao meu paladar e percebi que combinariam muito bem!”, conta Mariana. “O cacau sem açúcar, além de conferir uma cor bonita e bem escura ao bolo, conserva o sabor de um chocolate amargo, que, neste caso, combina com a cerveja. A cobertura dá o toque final, trazendo um pouco da acidez do cream cheese. Se esta receita for seguida à risca, com certeza será um sucesso nas festas de aniversário ou ocasiões especiais. Mas ela pode ser elaborada de uma forma mais simples, dividida pela metade, e até mesmo sem cobertura, que é um excelente acompanhamento para o café da tarde”, orienta a confeiteira.
Para Marina, o ideal é utilizar duas fôrmas de bolo, como a receita prevê, para agilizar. “Quem preferir pode usar somente uma e cortar o bolo ao meio. Outra possibilidade é dividir a receita pela metade e fazer um bolo simples de uma camada ou, ainda, usar uma fôrma de bolo inglês que tenha capacidade para um quilo.” Outra recomendação indispensável diz respeito à cobertura de cream cheese, que deve ser preparada, impreterivelmente, com manteiga em temperatura ambiente. “Se estiver muito mole pode adicionar mais açúcar de confeiteiro aos poucos e ir testando, até atingir uma consistência que facilite confeitar.” Versátil, o bolo pode ser servido morno, em temperatura ambiente ou gelado, mas requer alguns cuidados antes de ir à mesa.