Museu Ferroviário recebe 1º Encontro de Colecionadores de 2024 neste no sábado

Evento deve reunir cerca de dez colecionadores, apresentando peças variadas; encontros serão mensais e temáticos


Por Tribuna

26/01/2024 às 17h21- Atualizada 26/01/2024 às 17h25

A agenda 2024 do Encontro Tradicional de Colecionadores de Juiz de Fora e Região acontece neste sábado (27), no Museu Ferroviário, das 10h às 13h. O evento deve reunir cerca de dez colecionadores, apresentando peças variadas, como moedas, cédulas, selos, álbuns de figurinhas, miniaturas e antiguidades em geral. Com acesso pelo portal da Avenida Brasil 2001, a entrada e o estacionamento são gratuitos.

Encontros temáticos

De acordo com o presidente do Clube dos Colecionadores responsável pela ação, Waltencir Costa, os encontros permanecem mensais, mas com temáticas. “Em cada edição, vamos destacar um colecionador e um nicho diferente. Começaremos com o tema plastimodelismo, com o colega Eros de Carvalho”.

Compreendido pela construção de miniaturas fabricadas na forma de kits plásticos, o plastimodelismo aborda diferentes temas, entre os mais frequentes estão aviões, automóveis, espaçonaves e personagens de fantasia.

Colecionismo

Após ser presenteado por sua mãe com duas miniaturas de aviões – Messerschimitt Me-109G e P51 Mustang -, quando tinha entre 8 e 9 anos, o técnico de Edificações e desenhista Eros, 60 anos, começou a criar gosto pelo colecionismo. “Tenho essas peças até hoje e muitas outras vieram em seguida. No entanto, somente por volta dos 20 anos, me dei conta de ser um colecionador e entendi as implicações disso”. Hoje, ele já reúne torno de 500 diferentes peças

Nascido em Juiz de Fora, Eros se identifica sobretudo com tanques blindados, aviões militares e figuras de soldado. Segundo ele, muitos são exclusivos, feitos do zero, por ele. A técnica usada recebe o nome de “scratch-building”, se referindo ao ato de esculpir. “Utilizo como material o plástico de poliestireno/plásticard-mad. Também uso e faço cópias em resina, chumbo, massa durepoxi, além de adquirir e trocar com outros colecionadores exemplares de produção comercial.”

Acervo aberto

Aqueles que forem ao Encontro de Colecionadores poderão também visitar o acervo do Museu Ferroviário, aberto ao público de segunda a sábado, das 9h às 17h. O material cultural é mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora, com gestão da Funalfa, reunindo cerca de 400 peças, que abordam as origens e a evolução da ferrovia em Juiz de Fora, na região e no Brasil.

Leia mais sobre cultura aqui

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.