Última chamada para ver a Mostra Casa Design JF

Mostra que reúne tendências de arquitetura, decoração e design fica em Juiz de Fora até 3 de novembro


Por Tribuna

25/10/2019 às 06h54- Atualizada 25/10/2019 às 16h27

SALA DE JANTAR E ESTAR ONILA BAUHAUS 1
Sala de jantar e estar em homenagem à decoradora Onila Falabella é inspirada na estética Bauhaus, com cores fortes que se destacam no ambiente (Foto Divulgação)

Arquitetura, design, decoração, arte, moda e várias linguagens se entrecruzam em um espaço nas alturas, mostrando o que há de tendências para o lugar que mais deve nos acolher; a casa. A Mostra Casa Design JF, aberta em 26 de setembro no Victory Business Hotel, reúne 24 profissionais, que assinam 19 diferentes espaços. Comemorando os cinco anos do evento em Juiz de Fora, a mostra ocupa, desta vez, três pavimentos do hotel e não uma casa, como nos anos anteriores. “Queríamos fazer algo diferente do que sempre fazíamos, mas não sabíamos exatamente como. O convite do Victory veio atender esse desejo nosso, trazendo um desafio, e o resultado foi incrível, transformamos completamente os ambientes do hotel”, diz Alexandre Oliveira, um dos organizadores.

Neste ano, o tema homenageia a Escola Bauhaus, de origem alemã e uma das correntes mais influentes na arquitetura, na arte e no design. A vertente aproximou os universos da arte e do design e da produção industrial, trazendo à tona a expansão da industrialização e, portanto, diversos aspectos da modernidade, associados a indústria, máquinas e produção em massa: que se traduzem esteticamente no uso de cores fortes, linhas retas, materiais pesados como madeira e metais, entre outras características. “Esses elementos estão presentes nos ambientes da mostra de maneiras muito diferentes. O ambiente mais ‘Bauhaus’ é a nossa sala de jantar e estar, que também é uma homenagem à decoradora Onila Falabella, idealizado pela sua filha Fernanda Falabella e Thais Filgueiras, ambas arquitetas”, explica Nívea Mello, também na organização do evento.

casa design JF
Tecnologia, conforto e lazer no rooftop com telão (Foto Divulgação)

O espaço idealizado para homenagear Onila traz, de fato, elementos que caracterizam a estética Bauhaus, com muitas linhas retas e cores como cinza, preto e branco permeadas por cores vibrantes como amarelo, laranja e azul cobalto em detalhes de decoração e peças de arte. A mistura de materiais também chama atenção: couro, metais, animal print e suede misturam-se a plantas verdes, que dão leveza e um toque natural ao ambiente em que as salas são integradas. A decoradora Onila Falabella está em detalhes sutis e outros mais explícitos, como o quadro produzido por ela especialmente para a mostra.

Outro ambiente que se destaca é o “quarto da executiva”, elaborado pela arquiteta Letícia Nery, que busca trazer funcionalidade, conforto e beleza ao espaço pensado para mulheres que viajam a trabalho com frequência. “Não me distanciei do conceito de estarmos em um quarto de hotel, pelo contrário. Trabalhei em cima disso, criando um ambiente em que essa mulher imaginada possa descansar e trabalhar. Para isso, uni duas suítes, fazendo um pequeno flat. Em um ambiente, ela pode trabalhar, fazer pequenas reuniões e receber convidados para pequenos jantares e, no quarto, ela pode descansar, tomar um longo banho de banheira, relaxar. Como no outro espaço há um lavabo, ela mantém o quarto completamente privativo”, destaca a arquiteta. Linhas retas, livros e pequenos objetos coloridos, itens de serralheria e outras miudezas dão o tom “Bauhaus”, equilibrado por itens como a belíssima banheira arredondada, que tem um efeito de flutuação feito com mármore iluminado e que fica entre paredes de vidro, não estando fisicamente isolada do quarto, mas integrando-o.

Tudo em sintonia

CAFÉ BAR E HALL DO ELEVADOR 2
Café bar e hall do elevador dialogam com a temática da mostra (Foto Divulgação)

Uma característica interessante é que, mesmo os ambientes que são utilizados na mostra, como o café que atende visitantes e o banheiro público também disponível a quem for conferir o evento, são não apenas funcionais, mas pensados de forma a dialogar com a temática e os outros espaços da Casa Design. O banheiro, em porcelanato preto, brinca com formas, cores e madeiras, bem ao estilo Bauhaus. “Procurei aliar funcionalidade com a beleza do ambiente e brincar com referências. Por isso, há várias obras de arte, pouco comuns a um espaço como um banheiro”, aponta Raphael Manera, que utilizou peças da Galeria Hiato. Outro destes espaços é a loja do evento, neste ano ocupada pela Joalheria Mina do Ouro, da designer de joias Lilian Fartura. “Procurei explorar elementos que a Lilian explora nas joias dela, que une características tradicionais e contemporâneas”, diz a designer de interiores Jéssica Louhane, que criou um ambiente sofisticado e multirreferenciado, com cores que mesclam o descolado rosa millenium, presente nas paredes, a cores tradicionais como o azul escuro, que quase chega ao marinho, nas poltronas.

Um passeio pelos três pavimentos da mostra, em seus 19 ambientes, traz uma combinação harmônica de beleza, praticidade, funcionalidade e inovação. O quarto do bebê, sintonizado com a contemporaneidade, não reproduz estereótipos de gênero e é trabalhado em cinza, branco e detalhes de dourado, com uma delicadeza que impressiona e elementos como livros e brinquedos compondo a decoração. Uma espécie de porta vazada em metal separa o quarto, mas não totalmente, de um quarto de casal, formando um grande dormitório de família integrado, mas sem perder as características próprias de cada espaço. No rooftop, tecnologia, conforto e lazer andam de mãos dadas no espaço com espreguiçadeiras espalhadas pelo ambiente, cores laranja, cinza e preto e uma piscina em mármore, com um painel de água corrente que também é uma tela de projeção, pensada para assistir à TV e jogar games no ambiente externo e refrescante.

JOALHERIA MINA DO OURO 1
Joalheria Mina do Ouro: ambiente sofisticado

Mostra Casa Design JF

Visitação de terça a sábado, das 14h às 22h, domingos, das 13h às 20h, até 3 de novembro, no Victory Business Hotel (Avenida Presidente Itamar Franco 1.850, São Mateus). Ingressos a R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira)

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.