Cine-Theatro recebe espetáculo de ópera neste fim de semana

“Die opernprobe” encerra as atividades deste ano do 34º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga


Por Tribuna

25/08/2023 às 16h05- Atualizada 25/08/2023 às 16h11

Neste sábado (26), acontece o encerramento do 34º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga com a apresentação de “Die opernprobe (O ensaio de ópera)”, do compositor alemão Albert Lortzing, uma montagem do projeto Ópera na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento acontece no Cine-Theatro Central, a partir das 19h, e a entrada é gratuita.

Esta ópera faz parte do gênero alemão singspiel, que alterna trechos cantados e falados. A tradução de “Die opernprobe” foi realizada por professores da Escola de Música da UFRJ. Já a parte cantada foi feita por uma aluna do Programa de Pós-Graduação Profissional da UFRJ, Helen Heinzle. O resultado, de acordo com a organização, é uma comédia que discute o que é ópera, abordando o amor e o ódio pelo gênero. Com isso, eles apostam na metalinguagem para falar sobre o universo operístico. A história contada pela apresentação se passa em um salão onde um nobre, apaixonado pela ópera, resolve colocar seus empregados para encenar um espetáculo do gênero.

O projeto Ópera na UFRJ completa 30 anos no próximo ano, e é considerado um dos mais longevos da instituição. Trazê-lo para Juiz de Fora, pelo segundo ano, foi possível graças a uma parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Centro Cultural Pró-Música. E são exatamente as parcerias que tornam o projeto longevo, de acordo com os diretores, afinal, como eles ressaltam, a ópera é um espetáculo de conjunto.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.