Festa promove cultura africana no Floresta

Evento da Escola Municipal Carolina de Assis conta com apresentações do Ingoma, do Macuã e dos alunos da instituição


Por Cecília Itaborahy

24/11/2023 às 07h29

EscolaFloresta vert Reproducao
O objetivo da festa é arrecadar fundos para a realização de ações dentro da escola, e o ingresso que dá direito ao prato de feijoada no de R$ 10 (Foto: Reprodução)

Neste sábado (25), acontece a Festa da Culminância da Cultura Africana, na Escola Municipal Carolina de Assis. O evento é fruto de uma série de atividades que os alunos fizeram durante esse tempo com o objetivo de conscientização do dia da Consciência Negra. A escola fica na Rua Coronel Assis, 15, no Bairro Floresta. 

Durante o evento, que começa às 10h, vai ter apresentações diversas com os alunos da escola, jogos e brincadeiras africanas. Ao meio-dia, tem apresentação do Bloco do Ingoma e, às 13h, apresentação do Grupo Macuã, de danças folclóricas. 

Além disso, das 11h às 14h, a escola oferece feijoada. O objetivo é arrecadar fundos para a realização de ações dentro da escola. O ingresso, no valor de R$ 10, dá direito ao prato. 

De acordo com a organização e membros da escola, a proposta é um reflexão sobre o racismo, a discriminação, a igualdade social, a cultura afro-brasileira, o reconhecimento dos descendentes africanos e suas importância para a construção da sociedade brasileira. Além dos alunos, que tiveram contato com essas discussões, a escola também convida toda a comunidade.

Leia mais sobre cultura aqui

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.