Finalmente
Fechado há oito anos, o Museu Mariano Procópio vai reabrir parcialmente suas portas ao público a partir desta terça-feira. Reformado, o salão principal do prédio Mariano Procópio, que abriga a Galeria Maria Amália, recebe, a partir desta terça-feira, a exposição “Esplendor das formas – Esculturas no Museu Mariano Procópio”, com cerca de 200 peças que fazem parte do acervo do museu, entre esculturas, bustos, maquetes e obras de arte que passam pela Itália do século XVII, peças representando divindades hindus e chegando ao Antigo Egito. O anúncio foi feito na tarde de segunda-feira pelo prefeito Bruno Siqueira e o diretor da instituição, Douglas Fasolato.
A mostra, gratuita, poderá ser visitada durante cerca de seis meses, quando deve ser substituída por outra, também com parte do acervo da instituição. A galeria poderá ser visitada neste primeiro dia a partir das 14h, com fechamento às 17h, mas as senhas devem ser retiradas na portaria do parque até uma hora antes do fechamento. O horário oficial será de terça a sexta-feira, das 10h às 17h – exceto feriados, com a expectativa de, futuramente, abrir as portas da galeria aos sábados e feriados. O público máximo nas dependências da sala deve ficar entre 50 e 100 pessoas, e quem tem problemas de mobilidade poderá agendar a visita por meio do telefone 3690-2027. As demais dependências do museu continuam fechadas para reformas, sendo possível conhecer o andamento dos serviços por meio de visitas guiadas e marcadas com antecedência.
A exposição em cartaz conta com esculturas de artistas nacionais e estrangeiros dos séculos XIX e XX, entre eles Rodolpho Bernardelli (que assina uma imagem de Santo Estevão), Belleuse, Alfred Barye, Carlos Bracher e Anibal Monteiro. Bustos de figuras histórias como Dom Pedro II, Princesa Isabel, os compositores Hayden, Beethoven e Mozart dividem espaço, ainda, com os moldes em gesso para o busto de Mariano Procópio Ferreira Lage – além de uma máscara mortuária dele – e as imagens sacras que fazem parte do túmulo do ex-presidente Campos Salles. Ainda há peças criadas na Itália do século XVII e também do Antigo Egito. Douglas Fasolato destaca que muitas obras da exposição foram restauradas.
Bruno Siqueira afirma que foram gastos, até agora, R$ 5,5 milhões provenientes da Secretaria Estadual de Cultura. “O prédio principal está num estágio em que faltam poucos detalhes, como colocar o papel de parede. Mas o principal já foi feito, acredito que no próximo ano já possamos abrir a Villa para visitações ou até mesmo exposições”, adianta o prefeito, em meio aos últimos detalhes para que a exposição possa receber os visitantes.
As obras em exposição foram divididas por períodos e temas, segundo Douglas Fasolato, passando por figuras históricas portuguesas e da época do Império, contando com artistas locais. Parte do mobiliário do museu vai comportar as peças exibidas, que incluem ainda o último trabalho de Rodolpho Bernardelli e um busto de Maria Amália Ferreira Lage, esposa de Mariano Procópio. O objetivo, diz, é ir além da exposição nessa fase inicial. “Vamos realizar conferências com especialistas sobre determinado artista, período artístico ou estilo que esteja contemplado na mostra.”
VISITA AO MUSEU
MARIANO PROCÓPIO
Abertura da exposição ‘Esplendor das formas’ nesta terça-feira, às 14h. Visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, mediante retirada de senha na portaria localizada na Rua Mariano Procópio
Entrada gratuita