Semana da Inconfidência conecta cidades históricas de Minas com cultura, gastronomia e sustentabilidade

Evento com programação gratuita em Ouro Preto, Tiradentes e Ritápolis se estende até o próximo domingo e celebra a mineiridade


Por Tribuna

22/04/2025 às 09h28

foto site
Degustação de bolo durante a última Feira Mineiridade (Foto: Divulgação/ Harsco)

As cidades históricas de Ouro Preto, Tiradentes e Ritápolis celebram, até o próximo domingo (27), a cultura e as tradições de Minas Gerais durante a Semana da Inconfidência. Com uma programação gratuita que inclui concertos, teatro, oficinas, cicloturismo, saraus e atividades para todas as idades, o evento homenageia a memória da Inconfidência Mineira com arte, história e gastronomia.

Um dos pontos altos da celebração será a Feira Mineiridade, que acontecerá nos próximos sábado (26) e domingo (27), no Largo das Forras, em Tiradentes.

Com o apoio da Harsco Environmental, a feira reúne produtores locais, queijos artesanais, quitandas, cafés especiais, aulas-show, oficinas culinárias e shows ao vivo, com entrada franca. O objetivo é valorizar os saberes e sabores típicos da culinária mineira, oferecendo uma imersão nas raízes do estado.

Além da feira, a cidade de Tiradentes contará com espetáculos noturnos na Igreja Matriz de Santo Antônio, que combinam concertos musicais e projeções visuais. Já em Ouro Preto e Ritápolis, a programação começa no dia 21 de abril com uma série de atrações que integram as três cidades em uma homenagem conjunta à história da Inconfidência. Outros detalhes da programação estão disponíveis no Instagram oficial da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.