Ouça agora

Prefeito de Tiradentes se recusa a fazer teste do bafômetro; ele diz que isso “não constitui comprovação de embriaguez”

Líder do Executivo municipal conduzia veículo oficial da Prefeitura no momento da abordagem


Por Bernardo Marchiori

18/08/2026 às 17h54- Atualizada 18/08/2026 às 18h35

O prefeito de Tiradentes, José Antônio do Nascimento (PSDB) – também conhecido como “Zé Antônio do Pacu”, passou por blitz com carro oficial da Prefeitura do município, que fica a cerca de 150 quilômetros de Juiz de Fora, e se negou a realizar pelo teste do bafômetro. O caso aconteceu na madrugada da última sexta-feira (14), na BR-494. Chefe do Poder Executivo local afirma que cumpria agenda institucional na edição 2026 da Del-Rei Expo, em São João del-Rei, cidade vizinha.

No boletim de ocorrência da Polícia Militar, foi registrado que Zé Antônio confirmou ter bebido um copo de cerveja e apresentava sinais etílicos – “odor de álcool no hálito”. Foi lavrado auto de infração de trânsito, que será encaminhado ao órgão competente. No mesmo documento, é apontado que o prefeito teria assumido que consumiu “o conteúdo de um copo de cerveja, momento antes da abordagem”.

Quanto ao veículo, consta no boletim que o próprio José Antônio pediu para que fosse liberado a outra pessoa, que passou pelo teste do etilômetro e não apresentou influência de álcool.

Em nota enviada à Tribuna de Minas, reafirma que, durante a fiscalização, “não foram constatados sinais de alteração da capacidade psicomotora na condução do veículo, tendo o prefeito sido liberado no local após os procedimentos realizados pelas autoridades competentes”.

“Na ocasião, o prefeito optou por não realizar o teste do etilômetro. A recusa ao teste, por si só, não constitui comprovação de embriaguez, sem prejuízo das consequências administrativas previstas na legislação de trânsito. O prefeito José Antônio do Nascimento reafirma seu respeito às autoridades responsáveis pela fiscalização, à legislação de trânsito e, sobretudo, à população de Tiradentes”, lê-se no final do comunicado.

Tópicos: tiradentes