Galeria Espaço Reitoria recebe a exposição ‘Meu universo trans’
Mostra assinada por Maia Maria Pereira reúne fotografias inspiradas em Elsa Schiaparelli e no surrealismo
A Galeria Espaço Reitoria, no campus sede da UFJF, sedia o projeto “Meu universo trans”. A exposição é assinada por Maia Maria Pereira, estudante do Bacharelado em Moda da instituição. Para idealizar a mostra e pensar nas 12 fotografias, ela se inspirou no movimento da estilista italiana Elsa Schiaparelli, conhecida por desafiar as normas estéticas, a partir de suas criações voltadas para o público feminino, entre 1920 e 1940, considerada ainda a única rival da francesa Coco Chanel. Dessa forma, a aluna celebra a identidade e a resistência da comunidade trans pelas lentes do surrealismo.
A ideia nasceu a partir de uma experimentação feita em uma disciplina do curso de Moda, ministrada pelo professor Luiz Fernando Ribeiro. Nela, a ideia era aprofundar nos conceitos de stylist, produção e direção criativa, tendo como tema as transformações, os sonhos, a mitologia pessoal e a interseção entre identidade de gênero e criatividade. Com essa proposta, Maia decidiu trazer sua vivência como mulher trans para a arte, tendo como mote a ideia do estranho e do belo – que são tão presentes no movimento de Elsa Schiaparelli.
Através das fotos, Maia Maria encontrou uma forma de mostrar a forma como as pessoas trans desafiam as normas de gênero impostas pela sociedade. A perspectiva apresentada vai contra esses preconceitos e traz uma visão diferente e ampliada, a partir de suas próprias vivências. Em release encaminhado pela UFJF, a estudante conta que a intenção é trazer o olhar de fora, de forma a configurar em uma compreensão maior do que é ser trans, sobretudo vendo as riquezas e as belezas em cada história.
Isso se torna possível porque as imagens provocam conhecer um universo que mistura inconsciente e identidade como um convite à reflexão sobre a beleza da diversidade e a busca pela autenticidade. Esse trabalho, como Maia Maria conta, foi importante inclusive em sua própria aceitação como uma mulher trans, o que pode refletir em outras pessoas que visitam “Meu universo trans”. Ele mostra a beleza por trás da aceitação na medida em que se celebra o que se é.
Além de assinar a direção criativa, o styling e a produção de moda, Maia Maria também é uma das modelos. O professor Luiz Fernando Ribeiro fez a orientação técnica. Já Gabriel Venzi assinou as fotografias e ficou responsável pelo retouch. Pedro Quiron está como DOP filmmaker e Lucas Melo como maquiador. Os cabelos foram feitos pelo Victor Fish. Mariana Gomes é a assistente de produção. Roupas e acessórios são de Lascivité e Carlota Boutique, além de serem utilizadas peças de acervo pessoal. Trabalham como modelos: Lucca Sad, Maitê Almeida, Samie Villela e Valentina Avelino.
Leia mais sobre cultura aqui