Som autêntico e provocativo
Uma mistura gostosa de se ouvir, reunindo ritmos como frevo, choro, maracatu, baião e jazz, com influências da música turca, latina e cigana, além de toques africanos. Um trabalho diferenciado na cena instrumental. Esse é o resultado do CD "Leste para Oeste", do Quinteto São do Mato, que será lançado hoje, às 20h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). A obra, financiada pela Lei Murilo Mendes, contém 12 faixas e traz a afirmação da identidade artística do grupo juiz-forano, formado por Chadas Ustuntas, Nara Pinheiro, Márcio Guelber, Maíra Delgado e Henrique Nogueira. No repertório, além de composições do violonista Chadas Ustuntas, que é natural da Turquia, há músicas de Hermeto Pascoal, Moacyr Santos e Baden Powell.
O produto traz a participação dos músicos Márcio Hallack, Leandro Domith, Carlos Henrique Pereira e Pedro Ivo Ferreira. "O CD é um retrato de cinco anos de história do São do Mato", ressalta a instrumentista e produtora Maíra Delgado.
A música de trabalho é a que dá nome ao CD: "Leste para Oeste", com a inserção do piano por meio da participação de Carlos Henrique Pereira. O novo trabalho inclui arranjos com o som da flauta transversa, violão, violão de 11 cordas, saxofones, acordeom, guitarra, bateria, tambores, além de instrumentos de percussão, que dão origem a músicas de ritmo mais calmo, assim como outras que suscitam o fluido carnavalesco.
O Quinteto comemora vitórias importantes dentro do cenário nacional e internacional. No meses de agosto e setembro, eles fizeram uma turnê pela França e Espanha, integrando a programação do III Espirito Provence e Musique Dans La Rue, festivais de música que acontecem em Aix-en-Provence, na França, além de apresentações em Paris e Barcelona. "Encontramos artistas brasileiros, conhecemos músicos de jazz, aprendemos culturas diferentes, o que foi importante para nossa formação musical. Além, claro, de contribuirmos para a valorização da música brasileira", comemora Maíra. Entre as apresentações, houve a participação junto ao público no meio da rua. Maíra conta que, como o grupo possui um espírito "um pouco cigano, um pouco turco, com a diversidade de tocar na rua e no teatro", a aceitação foi muito boa. Como resultado da repercussão do som do Quinteto, vieram convites para nova turnê em 2013, ainda com data a ser definida.
Em novembro de 2011, o Quinteto circulou ainda por Buenos Aires, na Argentina, com apresentações em teatros da cidade. Por aqui, atuações no Circo Voador, no Rio de Janeiro, no Cine-Theatro Central, além de participação no Festival Nova Música Instrumental Mineira, em Belo Horizonte, em que o grupo foi considerado a banda revelação do evento.
Lançar o CD em festivais e teatros do país – ‘e por que não fora daqui’ – planeja Maíra Delgado – é o próximo passo do São do Mato. "Somos um grupo jovem, de 20 e poucos anos, tocando música instrumental, que normalmente tem um público pequeno. Ficamos felizes de contribuir com esse cenário, conseguindo agregar as pessoas em nossos shows, agradando desde crianças até idosos", comenta.
Além do evento gratuito no CCBM, haverá uma festa de lançamento do CD no Café Muzik, hoje, às 23h, com a participação da banda Peneirando Água. Na noite, serão exibidos dois capítulos do documentário que está sendo finalizado sobre a turnê do Quinteto pela Europa.
QUINTETO SÃO DO MATO
Hoje, às 20h
CCBM
(Av. Getúlio Vargas 200)
Às 23h, Café Muzik
(Rua Espírito Santo 1.081)