‘Escurinho no cinema’ apresenta o mundo sombrio de Tim Burton

Evento acontece nesta quinta, às 19h, no Experimental, com entrada gratuita


Por Tribuna

20/09/2023 às 21h29- Atualizada 20/09/2023 às 21h51

Edward Maos de Tesoura
“Edward Mãos de Tesoura” (1990) é um clássico de Tim Burton

Em sua próxima edição, realizada nesta quinta-feira (21), o “Escurinho no Cinema” irá abordar a obra e a carreira do cineasta norte-americano Tim Burton. O evento está marcado para as 19h, no Experimental, localizado na Avenida Rio Branco, 3162, próximo ao Círculo Militar. A entrada é gratuita. A iniciativa é promovida pela jornalista Priscilla Thevenet e pelo professor Wagner Lacerda.

Tim Burton é marcado por seu estilo peculiar. Desde criança, recluso e obcecado por livros de terror, foi sua paixão pelo desenho que o levou a conseguir uma bolsa da Disney para cursar no Instituto das Artes, em Valencia, na Califórnia, onde estudou animação por três anos.

Burton investiu na criação de projetos mais pessoais, como os live-actions “João e Maria” e “Frankenweenie” e a animação “Vincent”, em homenagem ao ator Vincent Price, que seria uma grande inspiração em sua carreira.  “As Grandes Aventuras de Pee-wee” (1985) foi sua estreia na direção em longas, mas foi com a união de terror e comédia em “Os Fantasmas Se Divertem” (1988) que veio seu primeiro sucesso de público e chamou a atenção de Hollywood.

Logo, ele foi chamado para dirigir a superprodução “Batman” (1989), um trabalho que não tinha a personalidade de Burton, mas deu espaço para que ele pudesse produzir um projeto pessoal: o já clássico “Edward Mãos de Tesoura” (1990).

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.