Receita de família: aprenda a fazer a tulipa de frango com o toque contemporâneo da Corvus Taverna

Os chefs Rosamaria Aparecida e Lucas Pullig apostam na mistura de diferentes tradições culinárias com técnicas atuais como uma nova opção gastronômica na cidade


Por Nayara Zanetti

18/06/2023 às 07h07

 

Um prato comum, tradição no churrasco de domingo para algumas famílias, mas com um toque diferente que vem da mistura entre o tradicional e o contemporâneo. O Sweet Chilli surgiu da explosão de ideias dos chefs Rosamaria Aparecida e Lucas Pullig, dupla responsável pela cozinha da Corvus Taverna. Diferente de Lucas, Rosa não gosta de pimenta, e a solução encontrada foi mesclar um pouco dos dois para agradar diferentes paladares. A receita também tem opção vegetariana e vegana, substituindo o frango pela couve-flor acompanhada de molho de mostarda e mel. 

“O que mais tem de nós dois no prato é o desafio, é o brincar com os limites da cozinha dentro do que o cliente vai gostar, e fazemos isso mesclando com o nosso passado, as nossas raízes”, comenta Rosa. Muitas mãos fazem a Corvus, além dos cozinheiros, o empreendimento conta com Renata Raiol, esposa de Rosa, e Mariáh Amaro, casada com Lucas. Os casais decidiram investir no estabelecimento há cerca de dois meses e já notam um grande interesse do público pela ideia.

“Quando conhecemos o Corvus, gostamos da temática e do nome, mas decidimos dar a nossa cara e repaginar. Ao invés de ser bem nichado com o tema de taverna escandinava igual era antes, resolvemos trazer uma pegada mais contemporânea, que conversasse com a nossa identidade na cozinha”, diz Lucas. 

O ambiente rústico com objetos que fazem referência a uma taverna escandinava contrasta com a composição dos pratos e essa é justamente a originalidade do negócio. Servir mais do mesmo não é uma alternativa para a Corvus, os chefs apostam na gastronomia contemporânea com o objetivo de desafiar as expectativas dos paladares mais tradicionais, com técnicas e ingredientes de diferentes tradições culinárias. 

“Nós temos como proposta desmistificar o que as pessoas entendem de cozinha contemporânea. Muitas pessoas pensam que é uma cozinha chique, com comida em pouca quantidade, e o que fazemos é usar coisas que todo mundo conhece, que são mais simples e populares, e damos o toque contemporâneo com técnicas atuais”, explica a dupla.

A vontade de ser cozinheira acompanha Rosa desde a infância. A chef nasceu em Ubá e era parte da sua rotina ver sua avó cozinhar doce de abóbora em tacho na roça da família. Aprendeu os primeiros passos da culinária com seu pai. Após o futebol de todo domingo, os dois iam para a cozinha e aquele se tornou para ela um momento de afeto e acolhimento. “Aos 13 anos, eu já tinha certeza que ia seguir a profissão da gastronomia e tive grandes exemplos na minha família, minha mãe, meu pai, meus irmãos e tios cozinham muito bem também”, conta. Depois se formou em gastronomia pela Uni Academia, assim como Lucas.

Lucas também começou a se aventurar na cozinha ainda novo, quando a mãe saía para trabalhar, e ele precisava preparar o almoço. No começo, ele fazia o básico arroz e feijão, mas, mais tarde, começou a se interessar mais e aprender outras receitas. No entanto, essa não foi a primeira opção de carreira, ele chegou a fazer educação física até perceber que queria mesmo era a área da gastronomia. “Sempre gostei de comer a comida que a minha mãe e as minhas avós faziam e, sempre quando cozinho, tento me aproximar e buscar o sabor que eu lembro da comida delas.”

Os dois se conheceram quando começaram a trabalhar juntos em um restaurante de Juiz de Fora, e a parceria na cozinha deu tão certo que decidiram continuar essa história na Corvus. Aprenda a fazer o Sweet Chilli, primeiro prato criado pela dupla.  

Receita de Familia2 Felipe Couri
Os chefs apostam na gastronomia contemporânea com o objetivo de desafiar as expectativas dos paladares mais tradicionais, com técnicas e ingredientes de diferentes tradições culinárias. (Foto: Felipe Couri)

Sweet Chilli

Por Rosamaria Aparecida e Lucas Pullig

Ingredientes:

1 kg de tulipa de frango

30g cebola

30g alho

5g gengibre

15g sal fino

420 g farinha de trigo

210g água filtrada

1 salsinha

20g gengibre

90g de mel

90g de ketchup

3g pimenta em pó

Modo de preparo:

Envolva as tulipas com os temperos secos (cebola em pó, alho em pó, gengibre em pó e sal fino) e deixe na geladeira por 24 hrs. Separe 210g de farinha de trigo e tempere a gosto (sal e pimenta). Junte as outras 210g de farinha de trigo com 210g de água, tempere também com sal e pimenta a gosto. Pegue as tulipas, uma a uma, e passe na mistura de farinha e água, e, após, na farinha seca. Depois de totalmente empanadas, faça uma primeira fritura durante 3 minutos em óleo de algodão a 130°C. E posteriormente mais 1 minuto em óleo de algodão a 170°C

Para o molho sweet chilli, misture o mel, ketchup e pimenta até que fiquem homogêneos. Com as tulipas ainda quentes, envolva o molho sweet chilli, salpique salsa macerada e gergelim.

Para a opção vegana basta substituir o frango pela couve-flor e o mel por melado de cana. Mais sobre a Corvus Taverna no instagram.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.