‘Animais Fantásticos: Os crimes de Grindelwald’ estreia nos cinemas
Quando foi lançado, em 2016, “Animais fantásticos e onde habitam” tinha a difícil tarefa de levar a franquia “Harry Potter” de volta ao cinema, e que era ainda mais difícil por ter partido de um livrinho de meras 64 páginas sobre criaturas mitológicas ou com poderes extraordinário. Mas era o suficiente para apresentar personagens citados anteriormente na série e, assim, desenvolver longas derivados do original. E o melhor: ao apostar num prequel e não numa sequência, diminuíam os riscos de comparações mais severas. O resultado foi uma satisfatória bilheteria de US$ 814 milhões, que superou com folgas os custos, estimados em US$ 180 milhões, e a confirmação de que os quatro demais filmes planejados sairiam do papel.
Um deles é “Animais Fantásticos: Os crimes de Grindelwald”, que estreia nesta quinta-feira (15) no Brasil, mais uma vez dirigido por David Yates e com Eddie Redmayne no papel do protagonista, Newt Scamander. Outros nomes também voltam a dar o ar da graça: Katherine Waterston (Porpentina “Tina” Goldstein), Dan Fogler (Jacob Kowalski), Alison Sudol (Queenie Goldstein), Ezra Miller (Credence Barebone) e Johnny Depp como o vilão Gerardo Grindelwald – e ainda criticado por sua participação pelas acusações de agressão contra a ex-esposa, Amber Heard.
Dentre as caras novas, a mais aguardada é a de Jude Law, interpretando a versão mais jovem de Alvo Dumbledore, um dos futuros diretores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, mas também Zoë Kravitz (Leta Lestrange, antigo amor de Newt), Claudia Kim como Nagini e Callum Turner no papel de Theseus Scamander, irmão do protagonista.
A trama de “Os crimes de Grindelwald” dão prosseguimento aos acontecimentos de “Animais Fantásticos…”. No primeiro longa, passado em 1926 – cerca de 70 anos dos eventos da saga “Harry Potter” -, o inglês Newt Scamander chegou a Nova York e, numa série de confusões, deixou escapar algumas das criaturas que catalogou, colocando em risco o anonimato dos membros da MACUSA (Congresso Mágico dos Estados Unidos). Toda essa confusão serve, por fim, para desmascarar o vilão Gerardo Grindelwald, que graças à ajuda de Scamander é preso.
Desta vez, já em 1927, Grindelwald consegue fugir do encarceramento a que foi submetido pela MACUSA. Ele reúne então seus seguidores a fim de concretizar seu plano: colocar os bruxos de sangue puro para dominar o mundo e todos os seres não-mágicos – tipo nós, os “trouxas”. Para isso, porém, ele terá que encontrar o atormentado Credence Barebone, que foi até Paris em busca de sua família original.
A história, então, dá um salto até a Europa, mais exatamente Londres, onde está Newt Scamander. Ele é procurado por seu antigo professor, Alvo Dumbledore, que dá ao rapaz uma importante missão: encontrar Barebone em Paris antes de Grindelwald. Para isso, entretanto, ele terá que contar com aliados, o que vai reuni-lo com personagens do primeiro longa numa trama com muita ação, reviravoltas, efeitos especiais, todos aqueles lances de magia, bibelôs para os fãs de longa data, flashbacks e alguns animais fantásticos. Sobre o tão alardeado quase romance entre Dumbledore e Grindelwald, só indo ao cinema para assistir.
Mas ainda vai ter muita água para rolar sob a ponte, pois “Animais Fantásticos…” é uma série de cinco filmes, e o tão sonhado confronto final entre a dupla só deve acontecer no longa derradeiro. Ate lá, vai ter muita magia, ação, emoção e… Hogwarts?
- Animais Fantásticos: Os crimes de Grindelwald
UCI 2 (3D/dub): 18h20, 21h10. UCI 3 (3D/dub): 13h30, 19h10. UCI 3 (3D/leg): 16h20, 22h. UCI 4 (3D/leg): 19h40, 22h30. Cinemais Alameda 2 (dub): 15h10, 17h50. Cinemais Alameda 2 (leg): 20h30. Cinemais Alameda 4 (3D/dub): 13h30, 16h10, 18h50, 21h30. Cinemais Jardim Norte 2 (dub): 15h10, 17h50. Cinemais Jardim Norte 2 (leg): 20h30. Cinemais Jardim Norte 4 (3D/dub): 13h30, 16h10, 18h50, 21h30. Santa Cruz 1 (dub): 15h30, 18h15, 20h50.
Classificação: 12 anos
Tópicos: cinema