Memorial da República oferece colônia de férias 

Atividades acontecem a partir do dia 22 e são gratuitas; inscrições estão abertas até quinta 


Por Tribuna

16/01/2024 às 07h21- Atualizada 16/01/2024 às 07h22

museu
A colônia vai promover atividades lúdicas e informações sobre educação patrimonial, com brincadeiras pelos jardins do museu, visitas mediadas, oficinas e exibição de filmes (Foto: Fernando Priamo)

Do dia 22 ao dia 26, acontece a 5ª Edição da Colônia de Férias do Memorial da República Presidente Itamar Franco. As atividades são voltadas para as crianças entre 7 e 9 anos. As inscrições já estão abertas e, para participar, é necessário que o responsável pela criança preencha o formulário de inscrição on-line até quinta-feira (18) e aguardar a confirmação, que será feita por e-mail. Junto, serão anexadas as orientações para participação. 

A colônia é uma iniciativa do setor de Cultura e Educação do Memorial e tem o intuito de promover atividades lúdicas ao mesmo tempo que informam as crianças sobre temas como educação patrimonial, consciência sobre espaços de memória e democracia brasileira. A programação, que é gratuita, inclui atividades ao ar livre, pelos jardins do museu, visitas mediadas, oficinas de criação artística e exibição de filmes. A partir disso, a proposta dos educadores participantes das atividades é incentivar a aprendizagem e a criatividade. 

Ao todo, são oferecidas dez vagas. As atividades serão realizadas das 13h às 17h30, com intervalo para lanche, das 14h às 14h30, que deve ser enviado pelos próprios responsáveis pelas crianças. Todas as atividades acontecem no espaço do Memorial, que fica localizado na Rua Benjamin Constant 760, no Centro.

Em cada dia, é previsto um assunto específico para ser abordado, de diferentes formas, ao longo da tarde. No primeiro dia, o tema é: “Caça ao Tesouro: Explorando territórios do museu”. Já no segundo, “Retratos: Aprendendo a olhar com a fotografia”. Em seguida, “Cinememorial: Personagens e Afetividades”, “O Brasil em contos: Contação de histórias e oficina de colagem” e, por fim, “Eleiçãozinha: Atividade recreativa sobre o processo eleitoral brasileiro”.

Leia mais sobre cultura aqui

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.