O carnaval continua
Até aqui, a festa foi boa, mas o que fazer nos dias da folia oficial? A Tribuna trouxe uma lista com o que ainda tem de carnaval na cidade deste domingo até terça-feira, dentro da programação apoiada pela Funalfa. Hoje, as atrações começam ao meio-dia, na Rua Duarte de Abreu, no Mariano Procópio, onde o Bloco Ninhu do Urubu faz concentração. No mesmo horário, no Bairro Linhares, a animação fica por conta do Bloco Liga da Justiça. Como diz o nome, a tarde terá direito aos inesquecíveis super-heróis da nossa infância, como Batman, Superman e Mulher-Maravilha. Além de recuperar o espírito dos antigos carnavais, essa turma lutará em prol da proteção dos animais. Também estão previstos os blocos do Boi, no Dom Bosco, o Unidos do Ripi Rapi, no Ipiranga, o Unidos do Bairro Floresta, no Bairro de mesmo nome, o Presidente Tilino, no Linhares, e o 2º Cuca Folia, no Filgueiras.
Para quem gosta de matinê, neste domingo e terça-feira, vale conferir as atrações do Clube Bom Pastor, com a Banda Daki, do Clube Cascatinha, com o DJ Alessandro Jorge, e a da Associação de Moradores do Bairro Paula Lima. Ainda haverá o sexto desfile de Marchinhas de Carnaval Jair Macedo, no Manoel Honório.
Na segunda-feira, as opções são o Bloco Maria Augusta, no Linhares, e mais uma edição do 2º Cuca Folia, que volta a animar o Filgueiras na terça-feira, dia em que voltam para as ruas os blocos do Boi e Presidente Tilino. Aos que não simpatizam com os ritmos do período, tem metal, pop rock e reggae no “Carnarock”, no Galpão Lounge e Bar. O som será comandado por Fya Roots, A Outra, Casa Roots, Joh Play, de Juiz de Fora, e Elevador-Sul, de Ubá.
Pelo segundo ano consecutivo, o juiz-forano teve que se planejar para curtir mais cedo os blocos que pipocaram pelos quatro cantos da cidade. E foi preciso ter fôlego. Desde 4 de fevereiro, o “+ Carnaval”, promovido pela Funalfa, trouxe dezenas de atrações para a cidade, com destaque para Eduardo Dussek, Bloco Toca Rauuul, Demônios da Garoa, bateria da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis e Bloco Pra Iaiá. Na passarela montada na Av. Brasil, foram cerca de 20 mil pessoas circulando nos dois dias de desfiles das agremiações.
“Até agora, nossa avaliação é muito positiva, e o tempo tem ajudado muito. Com relação à segurança, não tivemos qualquer ocorrência de destaque, e tenho sido abordado por pessoas pedindo a antecipação no próximo ano e o aumento do número de eventos”, avalia Toninho Dutra, superintendente da Funalfa. O balanço de público será feito nos próximos dias, quando devem começar uma série de reuniões para decidir a data da folia de Juiz de Fora em 2016.