Daniel Giotti lança ‘Tempos estranhos e outros clichês’

Primeira publicação no campo da prosa ficcional, livro de contos e micronarrativas chega para o público nesta terça-feira


Por Bruna Furtado, estagiária sob a supervisão da editora Carolina Leonel

14/08/2023 às 17h46

“Tempos estranhos e outros clichês”, livro do professor juiz-forano Daniel Giotti, será lançado nesta terça-feira (15), na Planet Music, localizada na Rua Moraes e Castro 218. O lançamento acontece a partir das 17h. A obra é a primeira publicação do autor no campo da prosa ficcional, conta com edição de Guilherme Martins, também professor, ilustração da capa por Deco Porteira, e é lançada pela editora independente Varanda.

Como revela o autor, o período da pandemia o colocou em momento de revisitação de si, o que o impulsionou à escrita de micronarrativas e contos, que foram construindo o caminho até chegar a consolidação do livro. “A temática circulava em torno das novidades e contradições deste novo mundo, em vários aspectos estranhos aos olhos de quem já está por aqui há algum tempo”, conta.

Somado a essas produções, Daniel trazia outros contos em sua gaveta da vida, alguns com cerca de 20 anos, e que já se envolviam com assuntos clássicos e universais que atravessam a experiência do ser humano como amor, desamor, amizade, medo, felicidade, entre outros. Ele também destacou suas referências a escritores e escritoras, que foram transformados em personagens ou temas da ficção. Foram essas junções de anos e trajetórias que consolidaram o livro “Tempos estranhos e outros clichês”.

O autor convida os mais diversos públicos a embarcarem na jornada de reconhecimento de sentimentos e situações cotidianas descritas nos plurais contos que integram a obra. “Este livro nasceu com as novas micronarrativas há pelo menos dois anos e já estava dentro de mim há quase 20 anos com os contos mais antigos. Embora a gente escreva para si, todo escritor quer que seu livro atinja as pessoas, causando as mais diferentes impressões e emoções. Espero que quem leia tenha momentos de reflexão, diversão, estranhamento e de algum encantamento.”

Além do recente livro, Daniel Giotti publicou algumas de suas crônicas sobre grandes jogos e campeonatos do Flamengo no livro “1981: Ficou marcado na História”. Escreveu também com coautoria de Cleber do Carmo Antunes o livro “Caridade e firmeza: origem, rito e história” sobre a história de Juiz de Fora a partir da Loja Maçônica Caridade e Firmeza. Também é organizador do livro de poemas “Inverso Direito”, no qual publicou alguns de sua autoria. Possui livros ou capítulos de livros nas áreas de Direito Constitucional, Direito Tributário, Direito Processual e Teoria do Direito.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.