Mostra resgata as memórias do município de Descoberto no Forum da Cultura
Exposição fica em cartaz de segunda a sexta, das 10h às 19h, até o dia 23 de junho com obras da artista Dayse Lamas

A Galeria de Arte do Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) expõe a mostra “Memórias a Descoberto”, com obras da artista Dayse Lamas, que guardam as lembranças da cidade do interior de Minas Gerais. Com recortes do modo de vida do município, situado na Zona da Mata, em uma época não tão distante, a exposição retrata a hospitalidade dos moradores, a graciosidade dos costumes e as riquezas imateriais do local.
A artista transpassou para as obras muito do que viveu durante sua infância e adolescência na cidade, e, ao mesmo tempo, as peças dialogam com uma experiência comum a muitos mineiros. A narrativa poética-visual conta com palavras, desenhos, ícones, mapas, cores e símbolos que se unem e transformam-se em peças carregadas de história e memórias afetivas.
A mostra fica em cartaz até o dia 23 de junho, com visitações de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Dayse foi uma das artistas selecionadas pelo Edital de Ocupação da Galeria de Arte do Forum 2023, divulgado em 27 de fevereiro. “Essa exposição fala de um jeito de viver que é comum nas pequenas cidades do Brasil, mas que, ao mesmo tempo, vem sendo engolido pela pressa. Hoje em dia, com a tecnologia, hábitos como assentar na praça e ficar horas conversando sem se distrair com um celular, vão se tornando cada vez mais raros. Costumes tão gostosos que estão se perdendo”, diz a artista.
“Memórias a Descoberto” conversa com a provocação do que é popular, partindo da ideia de que as percepções se expandem quando encontram a memória do outro que viveu experiências parecidas, mesmo apesar de serem muito individuais. “A tradição se perpetua e o pertencimento se reforça, pois há muitos Descobertos país afora. Este aqui, das minhas lembranças, está bem assentado entre as lindas montanhas de Minas Gerais.”
A exposição começou no virtual, sendo pensada para publicação em um perfil do Instagram. No entanto, as ideias ganharam força e intensidade para além do feed e conquistaram as paredes da galeria do Forum do Cultura. “Eu estava fazendo um quadro para presentear um conhecido de Descoberto e, a partir daí, comecei a relembrar momentos do meu passado. Aquilo foi criando corpo, comecei a escrever os primeiros textos, desenhar as primeiras ilustrações, juntar as peças, até que me perguntei como iria pendurá-las. Foi então que me veio a ideia de usar um cabide, como se minhas memórias fossem, tal qual, roupas que ficam guardadas no fundo do armário até o dia que você resolve as tirar de lá para passear”, conta Dayse.
Outras cidades da região também têm um espaço reservado na exposição. As obras contam com suportes coloridos que possuem mapas desenhados à mão, indicando os nomes de municípios como Rio Novo, Guarani, São João Nepomuceno e Chácara, entre outros. As cores dessas superfícies fazem alusão à imagem e a produtos desses lugares, como por exemplo, o leite, as matas, o chão de terra e o milho. Uma homenagem a locais que fazem parte do entorno de Juiz de Fora e movimentam a região.