Academia Jovem Orquestra Ouro Preto seleciona músicos

Edital aberto tem vagas para violino, viola e violoncelo; selecionados recebem bolsa mensal de R$ 1 mil


Por Cecília Itaborahy

13/02/2024 às 12h11

orquestra
Selecionados participam de concertos, aulas e práticas com músicos renomados (Foto: Rapha Garcia/ Divulgação)

O edital para ingressar na Academia Jovem Orquestra Ouro Preto está aberto. O projeto busca jovens músicos, de 18 e 28 anos, para desenvolverem práticas orquestrais. As vagas deste processo são voltadas para violino, viola e violoncelo, e as inscrições vão até 20 de fevereiro. Elas são gratuitas e podem ser feitas no site orquestraouropreto.com.br.

Além de vivenciarem as práticas desenvolvidas dentro da academia, os selecionados receberão um bolsa mensal no valor de R$ 1 mil, entre março e dezembro deste ano. Os ensaios são semanais e acontecem em Belo Horizonte.

A Academia Jovem Orquestra Ouro Preto se pauta pela vivência artística. Dessa forma, o programa insere os selecionados na prática orquestral dentro de um instituição reconhecida. Os músicos terão desenvolvimento técnico musical e poderão participar de práticas em concerto com a presença do público e de outros projetos desenvolvidos pela Orquestra Ouro Preto, ao longo do ano.

Todo esse conhecimento é repassado pela prática com o respaldo de músicos da orquestra que são reconhecidos no meio, seja nos concertos, ou nas aulas ou nas gravações. Os bolsistas têm acesso direto aos líderes de naipes da orquestra, ao maestro Rodrigo Toffolo e, ainda, a ícones da música brasileira que, eventualmente, participam de projetos do grupo. É isso que gera uma experiência única e enriquecedora no processo.

É, além de tudo, um caminho possível para integrar a formação principal da Orquestra Ouro Preto, uma vez que cerca de 9 ex-alunos da Academia, atualmente, integram o corpo musical do grupo.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.