Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Intervenção artística propõe ‘praia’ em Juiz de Fora

Performance vai acontecer em fevereiro, em comemoração à Semana de Arte Moderna; convocatória está aberta


Por Tribuna

13/01/2022 às 17h33

E se Juiz de Fora tivesse praia? Geograficamente, isso é impossível. Mas não existem limites para a arte. A ideia do coletivo Mercúrio Líquido é transformar o Parque Halfeld em “praia” em dois sábados de fevereiro. Até lá, os artistas Ayslan Melo, Thalita Reis, Rodrigo Medsan e Rafael da Costa, com direção de Letícia Nabuco, do espaço Diversão e Arte, convocam outros artistas para os ensaios, que vão acontecer no último fim de semana de janeiro e na primeira semana de fevereiro. As informações para participação estão detalhadas no Instragram @diversao_e_arte_espaco_.

Letícia explica que a maioria dos integrantes do coletivo são nativos ou tiveram experiências em cidades litorâneas. De lá, eles perceberam uma diferença entre a maneira de ser na praia e na cidade do interior. Para ela, o litoral propõe uma expansão, que reflete no corpo e nas relações. A ideia, então, é fazer com que esse sentimento seja refletido em Juiz de Fora, em praça pública.

O conteúdo continua após o anúncio

A convocação para a intervenção está limitada aos artistas, mas não aos corpos. Entre os dez selecionados, eles buscam diferentes corpos, para além daqueles que estão estampados na mídia. “A gente que quer tanto uma praia em Juiz de Fora, que a gente possa estar inventando essa praia, que é a que a gente quer: ampla, convidativa, inclusiva, que celebra a diferença. Entendendo que a praia é esse espaço acessível, gratuito, onde todos podem conviver – independente de classe social, identidade de gênero, racialização, sexualidade, tamanho do manequim, idade”, finaliza.

A intervenção foi aprovada pelo Edital Pau Brasil, do Programa Cultural Murilo Mendes. O edital incentivava o desenvolvimento de projetos que explorem as várias maneiras do fazer artístico, em comemoração aos cem anos da Semana de Arte Moderna, que aconteceu entre 11 e 18 de fevereiro de 1922.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia