Julianne Moore para o bem e para o mal

Julianne Moore empresta seu talento e beleza para “O sétimo filho”, mais uma produção inspirada em livros para adolescentes

Margot Robbie faz par com o trapaceiro interpretado por Rodrigo Santoro em “Golpe duplo”
Julianne Moore não chega a ter o volume de trabalho do incansável James Franco, mas também gosta de encarar o batente. A atriz de 54 anos diz “presente” em duas estreias nos cinemas de Juiz de Fora nesta semana, a fantasia “O sétimo filho” e o drama “Para sempre Alice”, que teve pré-estreia na cidade durante a última semana. Por este filme, Julianne venceu este ano o Oscar de melhor atriz, ao interpretar a professora que descobre, aos 50 anos, ser portadora de um tipo raro de mal de Alzheimer. Participam da produção Alec Baldwin e Kristen Stewart. “Para sempre Alice” é dirigida pela dupla Richard Glatzer e Wash Westmoreland.
Apesar de ser mais conhecida pelos seus trabalhos em filmes dramáticos ou cult como “Ensaio sobre a cegueira”, “Direito de amar”, “Boogie nights” e “O grande Lebowski”, Moore também se aventura em filmes na linha dos blockbusters, casos das franquias “Jogos Vorazes” e “Parque dos Dinossauros”. A aventura da vez é “O sétimo filho”, em que interpreta a vilanesca bruxa Mãe Malkin. A aventura de fantasia dirigida por Sergey Bodrov é mais uma a pegar carona em grifes como “Harry Potter” e “O Senhor dos Anéis” ao adaptar o livro “O aprendiz”, da série “As aventuras do Caça-Feitiço”, do inglês Joseph Delaney.
A história segue o esquema já conhecido da “jornada do herói”, pegando um Zé-ninguém para se tornar o predestinado salvador da pátria. No caso, o herói anônimo é o jovem fazendeiro Tom Ward (Ben Barnes), escolhido para se tornar um caçador de feitiços, porque, segundo diz a lenda, essa é uma missão reservada para o sétimo filho de um sétimo filho. Quem o recruta é o remanescente de uma ordem mística, Mestre Gregory (Jeff Bridges), que segue à procura do sucessor após tanto aprendizes fracassarem na empreitada.
E o caso é que o futuro caçador de feitiços terá que aprender seu ofício na marra, pois a personagem de Julianne Moore é acidentalmente liberta de seu cativeiro e busca vingança e poder. Com a capacidade de se transformar em um dragão, Mãe Malkin ataca todas as cidades que pode e aguarda a chegada da próxima lua cheia de sangue para chegar ao ápice do poder e dominar a humanidade.
Repleto de cenas de ação, monstros e algum romance, “O sétimo filho” vem recebendo críticas negativas, seja por falhas no roteiro ou pela história mais que batida. Às vezes, nem mesmo uma Julianne Moore e seu visual gótico são capazes de salvar um filme.
PARA SEMPRE ALICE
Cinemais 3: 14h30, 16h40, 18h50 e 21h10.
Classificação: 12 anos
O SÉTIMO FILHO
UCI 3 (3D/dub): 14h30. UCI 3 (3D): 16h45, 19h, 21h15 (todos os dias) e 23h30 (sexta-feira e sábado). Cinemais 4 (3D/dub): 14h50 e 19h10. Cinemais 4 (3D): 17h10 e 21h20
Classificação: 12 anos
O golpe de Will Smith e Rodrigo Santoro
Sujeito capaz de levar milhões aos cinemas, o carismático Will Smith levou um tombo daqueles ao protagonizar o megalomaníaco fracasso “Depois da Terra”, em 2013, ao lado do filho Jaden. Acostumado a se dar em blockbusters como “Independence Day”, “MIB – Homens de Preto” e “Eu sou a lenda”, o ator de 46 anos tenta dar a volta por cima com “Golpe baixo”, produção dos diretores Glenn Ficarra e John Requa.
Smith interpreta no longa o golpista de carteirinha Nick, acostumado a afanar relógios e carteira dos incautos que tenta ensinar o ofício à jovem Jass Barrett (Margot Robbie), por quem se apaixona. Cada um acaba por seguir seu caminho, e os dois se reencontram três anos depois: ela está envolvida com Rafael Garríga (Rodrigo Santoro), dono de uma equipe de Fórmula-1 que tenta sabotar o carro de um adversário, e contrata Nicky para isso. Além de cada um tentar levar a melhor sobre o outro, a presença de Jass pode atrapalhar as artimanhas dos salafrários.
E não há como falar em particular da saga de Rodrigo Santoro pelos Estados Unidos. Depois de entrar mudo e sair calado em “As Panteras: Detonando” (2003), o ator nascido em Petrópolis seguiu conquistando o seu espaço em terras americanas, participando de séries como “Lost” e filmes como “300”, “Eu te amo, Phillip Morris” e “O último desafio”. Com a moral alta em Hollywood, Santoro participa atualmente das filmagens do remake de “Ben-Hur”, comandadas pelo russo Timur Bekmambetov, e vai participar ainda da série “Westworld”, da HBO, com estreia prevista para outubro.
GOLPE DUPLO
UCI 4: 13h15, 15h30, 17h45, 20h e 22h15. Cinemais 2 (dub): 15h e 19h30. Cinemais 2: 17h10 e 21h40. Palace 1: 14h40, 17h, 19h20 e 21h40 (exceto segunda-feira). Santa Cruz 1 (dub): 16h45, 19h e 21h15.
Classificação: 14 anos