MAMM oferece minicursos gratuitos sobre acessibilidade

Museu de Arte Murilo Mendes promove atividades com foco em audiodescrição, Libras e recursos multissensoriais


Por Tribuna

08/09/2025 às 13h47

O Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) realiza, ao longo do mês de setembro, uma série de minicursos gratuitos voltados para a capacitação de profissionais e agentes da área cultural. A iniciativa integra o projeto Museu inclusivo: acesso e participação e faz parte das ações de conscientização sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência.

As atividades têm início no dia 13 de setembro e serão realizadas sempre aos sábados, das 9h às 12h, na sede do museu.  Cada curso oferece número limitado de vagas e emissão de certificado. As inscrições serão abertas na segunda-feira anterior a cada encontro, às 14h, pelas redes sociais do MAMM.

Para o primeiro minicurso, “Audiodescrição para obras de arte”, há 12 vagas disponíveis. A atividade será ministrada por Carmem Mattos e vai apresentar orientações para a escrita de roteiros de audiodescrição, a partir de trabalhos desenvolvidos no MAMM.

No dia 20 de setembro, acontece o minicurso “Introdução à Libras”, que oferece 20 vagas. A proposta é apresentar noções básicas da Língua Brasileira de Sinais, com foco no vocabulário da arte e da cultura. A condução ficará a cargo da equipe do projeto “MAMM em Libras – acessibilidade do acervo Murilo Mendes”.

Encerrando a programação, no dia 27 de setembro, será promovido o encontro “Reproduções sensoriais de obras artísticas”, das 9h às 12h, com 12 vagas disponíveis. A atividade será ministrada pela equipe do projeto “Mediação artística e acessibilidade no Museu de Arte Murilo Mendes” e vai abordar reflexões e práticas sobre recursos multissensoriais que ampliam o acesso às obras de arte.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.