Novembro Negro: exposições destacam talentos da cultura negra
A primeira está sediada no Espaço Cidade, no Centro; a segunda na Praça CEU, Zona Norte
A feira “Lixarte – Feira com Arte Preta” e a exposição “Coisa de Preto” fazem parte da programação da semana da Agenda Novembro Negro 2023. A primeira está sediada no Espaço Cidade, localizado na Avenida Rio Branco, 2234, Paço Municipal, no Centro. A segunda, na Praça CEU (Centro de Esportes Unificados), na Zona Norte. Para ambas, que são livres para todos os públicos, a entrada é gratuita.
A mostra “Lixarte – Feira com Arte Preta” conta com 21 expositores de áreas diversas, incluindo um senegalês, com programação até sexta-feira (10), no Espaço Cidade. O local estará aberto para visitação de segunda a quinta-feira, das 10h às 17h30, e sexta-feira, das 10h às 14h. A atividade é promovida pela associação Lixarte, junto com os movimentos sociais e da Economia Solidária de Juiz de Fora e conta com apoio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da UFJF e as Secretarias de Turismo (Setur) e do Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic).
“Esta feira faz parte da Embolada Cultural, da Associação Lixarte, dentro do mês de novembro que acontece o Dia da Consciência Negra. A atividade vem para mostrar um pouco da produção da população negra e seus talentos dentro da beleza da cultura negra trazida pelos nossos ancestrais da nossa mãe África e por isto a importância de sua realização. Além disso, torna-se uma reflexão da participação do nosso povo no cenário do empreendedorismo, sendo protagonista cultural e no desenvolvimento social”, destaca, por meio da assessoria, a integrante da Rede Mineira de Economia Popular Solidária e vice-presidente da Lixarte, Maria Geralda de Souza Lopes.
Leia mais sobre cultura aqui
Na Zona Norte
A Praça CEU, localizada na Avenida JK, 5899, no Bairro Benfica, recebe a exposição “Coisa de Preto”, que tem visitação aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos finais de semana e feriado, das 9h às 19h. A apresentação é composta por trabalhos de alunos de artes visuais do equipamento urbano e de autoria do articulador da oficina, Lúcio Rodrigues, com parceria de Danielly Gomes, da Sala de Leitura Vicentina da Conceição Alves do Santos.