Memorial da República celebra 30 anos da Loas
Evento, que acontece nesta quinta, faz parte das celebrações dos 30 anos da presidência de Itamar Franco
Nesta quinta-feira (7), o Memorial da República Itamar Franco realiza uma mesa redonda com o objetivo de celebrar os 30 anos de promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). O evento acontece a partir das 19h, no salão principal do Memorial. Participam da mesa Denise Paiva, assessora especial da Presidência da República durante o governo Itamar; Marina Castro, diretora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e Cristiane Nasser, subsecretária Municipal de Serviço Social da Prefeitura de Juiz de Fora. Laura Kasemiro, do Memorial, é quem faz a mediação. A proposta é analisar a lei, seus contextos, desdobramentos e desafios atuais. Para participar, é necessário preencher o formulário.
A Loas foi uma das principais leis que integrou as perspectivas sociais durante o governo de Itamar Franco, entre 1993 e 1995. Foi ela quem viabilizou o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a vários brasileiros e, há 30 anos, tem como objetivo a redução da desigualdade social no Brasil. Ela está por trás de vários outros programas instituídos para o combate à fome e à miséria, educação integral e assistência a pessoas com baixa renda e escolaridade.
Em nota encaminhada à imprensa, Denise, que integrou a equipe responsável pela articulação da Loas reflete sobre a importância, naquele momento, de se regulamentar a lei: “A necessidade de concretizar a Lei Orgânica da Assistência Social que inaugurava uma nova era do contexto da cidadania promovendo uma radical ruptura com a visão histórica de que assistência social era campo da filantropia, da caridade, do setor privado e não política de Estado”. Para isso, ela conta que foi preciso a união de diversos setores para que ela tivesse rápida aprovação.
Já Roberto Freire, deputado federal e líder do Governo Itamar Franco, também em nota, afirmou que a Loas foi um dos principais instrumentos de proteção e reconhecimento dos direitos sociais como política de estado e, para ele, o período em que Itamar Franco atuou como presidente foi um dos que mais promoveu “reformas em nossas estruturas econômicas e sociais, além de consolidar o processo democrático e restaurar os valores republicanos”.
O diretor do Memorial, Tarcísio Greggio, afirma que celebrar esses 30 anos da Loas é “essencial para contextualizar e avaliar criticamente o legado dessa legislação; além disso, permite, à luz do contexto atual, pensar os desafios, e o longo caminho que o país ainda tem pela frente no que diz respeito à elaboração de políticas públicas eficazes para combate às desigualdades sociais”. Esse evento, inclusive, faz parte do calendário preparado pelo Memorial para celebrar os 30 anos da presidência de Itamar Franco.
Leia mais sobre cultura aqui