Festival Revela abre inscrições para curtas que exploram identidades e narrativas brasileiras
Editais estão divididos em quatro eixos curatoriais e selecionarão 20 obras para exibição no Cine-Theatro Central
O Festival Revela abre, nesta quinta-feira (6), as inscrições para seus editais de produções independentes, distribuídos em quatro eixos temáticos: culturas urbanas, gastronomia, ancestralidade e corpo. Promovido pela Associação Cultural CineFanon, em parceria com o Cine-Theatro Central, o evento será realizado em três etapas e terá sua mostra fílmica entre 20 e 22 de janeiro de 2026, no histórico teatro juiz-forano.
Ao todo, serão selecionados 20 curtas-metragens de até 20 minutos, divididos entre os eixos curatoriais Culturas Urbanas, Cultura Gastronômica, Ancestralidade – Devoção e Espiritualidade e Corpo e Musicalidade. O festival aceitará obras em diferentes formatos, incluindo foto-filme, videoclipes e vídeos experimentais.
Os quatro eixos curatoriais propõem um olhar sensível sobre distintas dimensões da experiência brasileira. Em Culturas Urbanas, a proposta é evidenciar dinâmicas, expressões e tensões das cidades contemporâneas, com atenção às identidades periféricas e manifestações coletivas. Cultura Gastronômica convida o público a perceber o audiovisual por meio dos afetos, memórias e rituais que fazem da comida uma linguagem cultural.
O eixo Ancestralidade – Devoção e Espiritualidade destaca os caminhos do sagrado e das tradições afro-brasileiras, indígenas e populares, valorizando o simbolismo da fé e da herança imaterial. Já Corpo e Musicalidade investiga o movimento como elemento narrativo, conectando gesto, som e presença em experiências de identidade e resistência.
Além dos curtas selecionados, o Festival Revela exibirá quatro longas-metragens convidados, com a presença de seus diretores, estimulando o diálogo entre gerações e diferentes expressões do cinema nacional.
Em sua primeira edição em Juiz de Fora, o Revela – Festival de Cinema e Música Brasileira será dividido em três etapas: a abertura oficial acontece nesta quinta-feira (6), com o espetáculo “Luzes, Câmera, Som! – A emoção do cinema em música”, que transforma o palco do Central em uma tela sonora; em dezembro, serão realizadas oficinas formativas voltadas à capacitação de jovens realizadores; e, em janeiro, a mostra fílmica encerra a programação, celebrando o encontro entre cinema, música e brasilidade.









