Receita de família 05-04-2015
Em muitos lares, o domingo de Páscoa é marcado pelo clássico almoço em família, daqueles em que se quer impressionar os convidados à mesa com um prato diferente. Ideal para a ocasião e simples de preparar, o salmão ao molho de pêssego também é uma opção de jantar com os amigos, ou para qualquer momento em que se deseje algo especial e fácil. “É leve, nutritivo e completo, e pede somente arroz branco como acompanhamento, porque o peixe já tem sabores muito marcantes”, destaca o criador da receita, o chef PH Olímpio, juiz-forano atualmente radicado em Búzios e formado pela Escola de Gastronomia e Turismo (EGT) de Porto Seguro.
A receita original leva bacon, em uma mistura inusitada. “O bacon desperta no salmão um leve sabor de defumado”, destaca o chef, que em Juiz de Fora assina o cardápio à la carte e self service do restaurante La Boca. No caso de preparo para o domingo de Páscoa ou quando não se consome carne vermelha por qualquer outro motivo, o bacon pode ser eliminado da receita.
PH ressalta que é preciso ter cuidado na hora de enrolar os filés e prender com palitos, que devem ser retirados antes de servir. Sobre o tempero, é essencial que o peixe fique marinando por cerca de 30 minutos em uma mistura dos ingredientes indicados. “Para harmonizar, recomendo um chardonnay de reserva, que é mais suave e adocicado”, completa PH, acrescentando que a apresentação dos pratos pode ser feita com pêssegos sobre o peixe ou o arroz.












