Cozinha com tempero arretado
Para preparar uma boa comida baiana, um ingrediente é indispensável: "axé", concorda o casal Marcos André Ramos e Liane Miranda, legítimos baianos de Salvador, que desde 2007 instalaram-se em Juiz de Fora. À frente do Acarajé dos Baianos, o chef Marcos compartilha com a Tribuna a receita típica que dá nome ao restaurante, recheado com vatapá, camarões defumados e molho de pimenta.
"O acarajé é muito comum na Bahia, mas ainda está sendo descoberto por aqui", avalia Liane. A primeira diferença começa pela variedade de temperos, que vai dos tradicionais alho, cebola e sal aos sabores do coentro, da salsa, do gengibre e da pimenta. "A comida baiana é tradicionalmente apimentada, mas claro que essa característica pode ser adaptada de acordo com a preferência de quem vai consumi-la", observa Liane. Amendoim, castanha-de-caju, leite de coco e azeite de dendê são outros ingredientes fundamentais à culinária da região.
O chef sugere que o preparo deva ser iniciado com um dia de antecedência, pois, para retirar a casca do feijão, base do prato, é necessário deixá-lo de molho na água de véspera. O processo de triturar e aerar a massa, mesmo com a prática, também é um pouco trabalhoso e demanda tempo para ser bem realizado.










