Julho pode se tornar o mês da música em Juiz de Fora
Projeto de Lei foi aprovado pela Câmara Municipal de Juiz de Fora

Por meio de um Projeto de Lei da vereadora Kátia Franco (PSB), foi aprovada na Câmara Municipal a celebração de julho como o mês da música. Segundo a proponente, o período foi selecionado devido a época de realização do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, um patrimônio cultural imaterial de Juiz de Fora. A validação por parte da Câmara Municipal prevê a promoção, apoio e incentivo a atividades culturais, educacionais e artísticas voltadas a divulgação, valorização e preservação musical.
De acordo com Kátia, o projeto de nº298/2025 pretende democratizar o acesso à cultura e estimular a participação ativa da comunidade. A vereadora afirma que o mês comemorativo poderá incluir apresentações musicais, concertos e recitais, além de oficinas, palestras e cursos realizados em parceria com instituições da região. Além disso, a nova celebração inclui o desenvolvimento de ações voltadas à formação e ao estímulo de novos talentos musicais.
O Festival Internacional de Música Colonial e Música Antiga de Juiz de Fora, realizado anualmente desde 1989, reúne músicos, pesquisadores e estudantes de diversas partes do país e do mundo. Conforme os organizadores, ao longo de suas edições, o festival transformou a cidade em um verdadeiro polo cultural, proporcionando um encontro entre tradição e contemporaneidade, ensino e performance e erudição e popularização da música. Kátia defende que a escolha do mês carrega não só um significado simbólico, como também histórico e cultural, por se tornar palco de eventos e atividades formativas abertas a toda a população.
*Estagiária sob supervisão da editora Cecília Itaborahy









