Vistorias terceirizadas de veĆculos causam transtornos
Despachantes reclamam de longa espera, demora para emissĆ£o de laudo, distĆ¢ncia entre empresa e residĆŖncia do cliente e atĆ© da nĆ£o execuĆ§Ć£o do serviƧo
Desde o Ćŗltimo dia 15, o serviƧo de vistorias veiculares foi terceirizado em Minas Gerais e estĆ” sendo realizado por mais de 400 Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs), inicialmente em mais de 170 municĆpios. Dez delas estĆ£o funcionando em Juiz de Fora, segundo a Coordenadoria Estadual de GestĆ£o de TrĆ¢nsito (CET-MG), o antigo Detran. Apesar da afirmaĆ§Ć£o, a realidade encontrada por despachantes na cidade Ć© bem diferente daquela apresentada pela Secretaria de Estado de Planejamento e GestĆ£o (Seplag-MG). Longa espera pelo atendimento, demora na finalizaĆ§Ć£o do laudo e distĆ¢ncia entre o endereƧo do solicitante e da firma sorteada sĆ£o queixas simples, se comparadas Ć falta de execuĆ§Ć£o do procedimento, conforme denunciado Ć Tribuna.
“Ćs vezes somos agendados para fazer a vistoria em um galpĆ£o especĆfico, mas quando chegamos lĆ” na hora marcada o local nĆ£o estĆ” funcionando e nĆ£o tem previsĆ£o. EstĆ” uma coisa muito vaga, e os nossos clientes estĆ£o sendo prejudicados”, revela um despachante, que teve sua identidade preservada. Segundo ele, a nova dinĆ¢mica tem causado “sĆ©rios problemas”. Como exemplo dos transtornos, ele cita uma pessoa que comprou carro com a intenĆ§Ć£o de viajar no fim do ano, mas nĆ£o consegue fazer a vistoria. “Se Ć© sorteado para um galpĆ£o desse, nĆ£o estĆ” conseguindo desmarcar para marcar em outro. Prejudica todo mundo.”
Ele tambĆ©m reclama da marcaĆ§Ć£o distante dos endereƧos dos proprietĆ”rios de veĆculos. “A ideia do Governo era ajudar o cidadĆ£o. SĆ³ que, por exemplo, a pessoa mora no Bairu, e estĆ” saindo vistoria para ela lĆ” na Barreira (do Triunfo, Zona Norte). EntĆ£o tem uma coisa errada aĆ. Quem mora no Retiro (regiĆ£o Sudeste), sai vistoria no SĆ£o Pedro (Cidade Alta), mesmo tendo posto no Retiro? NĆ£o justifica.”
Falhas no sistema
Os problemas sĆ£o corroborados pelo delegado regional do Conselho dos Despachantes Documentalistas do Estado de Minas Gerais, Jefferson TolĆŖdo. Na visĆ£o dele, que tambĆ©m Ć© advogado e despachante hĆ” 40 anos, as ECVs constam como credenciadas no site da CET, o contribuinte faz o agendamento, que Ć© rotativo e automĆ”tico, mas algumas ainda nĆ£o estariam aptas a trabalhar, ou nĆ£o estariam conseguindo emitir os laudos, alĆ©m de haver falhas no prĆ³prio sistema.
“Ć aleatĆ³rio. EntĆ£o, se der a falta de sorte de agendar e cair em uma dessas, nĆ£o se sabe em quanto tempo vai ficar pronta a vistoria. Na porta, jĆ” chegam avisando que nĆ£o estĆ£o funcionando, sĆ³ que o sistema estĆ” indicando para aquela empresa.” Conforme Jefferson, nessa situaĆ§Ć£o, consegue-se remarcar, mas somente para a mesma ECV, porque nĆ£o Ć© possĆvel escolher, assim como no esquema de CNH. “Se demorar um mĆŖs para estar efetivamente funcionando, o cliente vai ficar um mĆŖs sem a vistoria.”
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Laudo demora atƩ 48 horas
Em outro caso exemplificado por Jefferson TolĆŖdo, o endereƧo da firma estaria errado, constando Zona Leste, quando, na realidade, funciona na regiĆ£o Norte. Nesse fim de ano, conforme ele, os transtornos sĆ£o ainda maiores, porque as transferĆŖncias entre estados seriam “travadas” nessa reta final para que o valor do IPVA seja retido no estado de origem. “O Detran jĆ” parou de receber documentaĆ§Ć£o para transferĆŖncia de veĆculos usados. Virando o ano, os proprietĆ”rios que quiserem transferir para outro estado vĆ£o ter que quitar o IPVA integral naquele de origem, por conta do atraso dessas vistorias, e nĆ£o vĆ£o conseguir parcelar o imposto.”
Jefferson avalia que, antes, o Detran fazia todo serviƧo em Juiz de Fora com cinco vistoriadores. “Hoje sĆ£o vĆ”rias empresas de vistorias terceirizadas, e nĆ£o dĆ£o conta. O agendamento Ć© feito por sorteio automĆ”tico, mas, quando o cliente chega Ć empresa, fica duas horas esperando, e o laudo costuma demorar atĆ© 48 horas para ficar pronto. Quando era pelo Detran, ficava pronto em 5 minutos.”
Em relaĆ§Ć£o Ć s cobranƧas, “estĆ£o mais preocupados com aguinha do limpador de para-brisa do que com chassi, nĆŗmero do motor e placa”, o que contribuiria para a longa espera. Segundo o delegado regional do Conselho dos Despachantes, ainda hĆ” casos em que o cliente vai Ć ECV, faz a vistoria “demorada” e, quando vai protocolar uma transferĆŖncia de propriedade junto Ć CET na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), descobre que a vistoria nĆ£o estĆ” no sistema. “Quando dĆ” esse problema, o Detran (CET) fala que a questĆ£o Ć© com a empresa terceirizada, e esta, por sua vez, fala que o problema estĆ” no Detran.”
Jefferson conta que os clientes estĆ£o se sentindo prejudicados e acabam achando que a culpa Ć© do despachante. “Pelo contrĆ”rio, somos um instrumento entre o Detran e o proprietĆ”rio do veĆculo. Sem o despachante, o prĆ³prio dono teria que fazer isso tudo: agendar, ficar na fila. Ainda filtramos os problemas.”
ECVs devem garantir eficiĆŖncia e qualidade, diz Estado
Questionada sobre os problemas relatados na reportagem, a CET-MG informa que hĆ” dez ECVs em Juiz de Fora aptas a realizar as vistorias de identificaĆ§Ć£o veicular. “O sistema de distribuiĆ§Ć£o de vistorias Ć© randĆ“mico e irĆ” direcionar o cidadĆ£o para a ECV que deverĆ” prestar o serviƧo em atĆ© cinco dias Ćŗteis, a partir da solicitaĆ§Ć£o do usuĆ”rio.”
De acordo com a Seplag, conforme a portaria CET-MG 1.290/2023, as ECVs devem garantir as condiƧƵes de regularidade, continuidade, eficiĆŖncia e qualidade dos serviƧos prestados. “Ć vedado aos credenciados deixar de prestar o serviƧo de vistoria de identificaĆ§Ć£o veicular ou atrasĆ”-los injustificadamente, constituindo em infraƧƵes passĆveis de aplicaĆ§Ć£o de penalidade.” A CET-MG ressalta que mantĆ©m canal de atendimento ao cidadĆ£o no site www.transito.mg.gov.br, para registro de denĆŗncias, reclamaƧƵes, sugestƵes e elogios.
A terceirizaĆ§Ć£o das vistorias veiculares foi justificada pelo Estado para “beneficiar a populaĆ§Ć£o com ampliaĆ§Ć£o da oferta, melhoria da qualidade do serviƧo, alĆ©m de propiciar, de maneira direta e indireta, a geraĆ§Ć£o de novos postos de trabalho e de desenvolvimento em todo o Estado”, e liberar a PolĆcia Civil, que antes realizava o serviƧo, Ć sua atividade fim.
Vistoria passo a passo
O objetivo da vistoria Ć© avaliar as condiƧƵes de conservaĆ§Ć£o e manutenĆ§Ć£o do veĆculo, impedindo a legalizaĆ§Ć£o daqueles fora das especificaƧƵes. O vistoriador confere a numeraĆ§Ć£o de chassi, motor, carroceria e outros itens. O primeiro passo para solicitar o serviƧo Ć© acessar o site www.transito.mg.gov.br e preencher o formulĆ”rio eletrĆ“nico. SerĆ” gerado um Documento de ArrecadaĆ§Ć£o Estadual (DAE), e o cidadĆ£o paga ao Governo uma taxa de R$ 130,96. AlĆ©m disso, serĆ£o pagos R$ 115,85 diretamente Ć ECV, conforme valores vigentes em 2023. “ApĆ³s realizar o pagamento do DAE, o usuĆ”rio deverĆ” aguardar a compensaĆ§Ć£o bancĆ”ria para solicitar o agendamento da vistoria. Caso ele opte por pagar por meio do PIX, o valor serĆ” compensado instantaneamente, e ele jĆ” poderĆ” solicitar a vistoria em seguida.”
Para solicitar o agendamento da vistoria, Ć© necessĆ”rio acessar a aba “VeĆculos” no mesmo site e clicar em “Agendamento de vistorias nas ECVs”. Em seguida, preencher as informaƧƵes necessĆ”rias no formulĆ”rio eletrĆ“nico. “O sistema de distribuiĆ§Ć£o randĆ“mico irĆ” direcionar o cidadĆ£o a uma ECV, apresentando opƧƵes de dias e horĆ”rios para o agendamento do serviƧo. ApĆ³s concluir o agendamento, o cidadĆ£o deverĆ” comparecer Ć ECV indicada no dia e horĆ”rio programados.”
Finalizada a vistoria, Ć© preciso agendar o atendimento na UAI para apresentar o laudo de vistoria e os demais documentos necessĆ”rios relativos ao serviƧo desejado. DĆŗvidas podem ser tiradas pelo LigMinas 155 ou pelo atendimento virtual no site www.transito.mg.gov.br.