Sete estabelecimentos são autuados pelo Procon na ‘Operação Boas Festas’

No total, 26 lojas passaram por fiscalização durante os 18 dias de ação


Por Tribuna

29/12/2023 às 16h00

Entre os dias 4 e 22 de dezembro, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), realizou a Operação Boas Festas, que resultou na autuação de sete estabelecimentos, que apresentaram irregularidades. No total, 26 comércios receberam visitas e vistorias.

O intuito desses 18 dias de ação foi intensificar as fiscalizações e promover atividades de orientação para as compras de Natal. Os sete estabelecimentos que foram autuados apresentaram as seguintes irregularidades: comercialização de produtos impróprios para consumo; falta de prestação de informações claras e precisas acerca da precificação dos produtos; falta de disponibilização de equipamentos de leitura óptica em perfeito estado de funcionamento na área de venda.

Além dessas ações de vistorias, o Procon ainda atendeu à população e orientou e divulgou material impresso, que continha dicas e sugestões para o controle financeiros em tempos de festas e cuidados para evitar o endividamento.

O órgão de fiscalização recebeu várias denúncias de irregularidades praticadas pelo comércio. Em média, o Procon Móvel realizou 60 atendimentos por dia, de segunda a sexta, no Parque Halfeld. Já aos sábados, eles aconteceram no Independência Shopping e no Shopping Jardim Norte, em que foram cerca de 35 atendimentos realizados. As reclamações mais frequentes, de acordo com a PJF, foram: cobranças indevidas, ofertas não cumpridas e má qualidade de serviço.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.