Juiz de Fora inicia construção de escola de tempo integral no Marilândia

Nova unidade vai atender 175 crianças e adolescentes e tem conclusão prevista para 2027; construção em espaço de área verde foi alvo de reinvindicação da comunidade


Por Tribuna

29/10/2025 às 13h43- Atualizada 29/10/2025 às 17h30

Juiz de Fora inicia construção de escola de tempo integral no Marilândia
(Foto: Leonardo Costa)

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) assinou, nesta terça-feira (28), o contrato que marca o início das obras da escola de tempo integral no Bairro Marilândia, Zona Oeste. O investimento de R$ 8.437.713 é viabilizado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e vai permitir o atendimento de 175 crianças e adolescentes em período integral.

Segundo a PJF, o projeto segue as diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), utilizando o modelo modular definido pelo Governo federal. A escola será construída em uma área de 1.952 metros quadrados, com estrutura verticalizada em três pavimentos.

A nova unidade contará com cinco salas de aula, duas salas multiuso, sala de recursos multifuncionais, secretaria, coordenação, almoxarifado, sala de reuniões, biblioteca, sanitários acessíveis, cozinha, quadra poliesportiva, vestiários, pátio coberto integrado às atividades e playground. Todo o espaço será acessível e contará com canteiros de convivência e integração entre os blocos, conforme divulgou a Prefeitura.

De acordo com a secretária de Obras, Bruna Rocha, em nota divulgada à imprensa, “a primeira etapa da obra será o desenvolvimento dos projetos executivos. Logo após, começamos a execução, com prazo estimado de conclusão de 18 meses após a data de assinatura da ordem de serviço, por parte do Governo Federal”.

A construção será executada pela empresa LBD Engenharia LTDA, com previsão de entrega em 2027.

Comunidade pedia para que fosse em outro local

Em março deste ano, a Tribuna publicou matéria em que relatava a reivindicação da comunidade da Escola Municipal José Calil Ahouagi, em prol da manutenção da área verde mantida pela escola e usada por professores e alunos para desenvolver práticas pedagógicas. Localizada ao lado da unidade de ensino, o terreno é de propriedade da PJF, mas estaria sem uso, nem manutenção adequados antes da ‘apropriação’ com propósito de preservação ambiental e realização de atividades educativas.

É lá, na Rua Acácio Alves Alvim, s/nº, que será construída esta nova escola. De acordo com um dos manifestantes, à época, “não houve comunicação, disseram que o projeto já tem planta baixa e ligaram pedindo fechamento do espaço. Não sabemos do projeto pedagógico e a quem vai atender”.

Ninguém está contra a construção de uma nova escola, ressaltou o manifestante. Esperava-se que o projeto fosse “tirado do papel”, mas em outro espaço. “A área verde pode ser usada pelas duas escolas e garantir a qualidade de ensino de ambas.”

José Calil Ahouagi foi construída em 2008 e, já em 2011, buscando dar uso produtivo ao terreno baldio, os professores de Matemática e Ciências criaram o projeto “Mãos da Terra”. Com a iniciativa, as crianças matriculadas, desde a educação infantil ao 9º ano do ensino fundamental, foram ensinadas a plantar verduras e árvores frutíferas, como mangueiras, bananeiras e aceroleiras, e a entender as épocas de colheita, os cuidados com o solo e a bioconstrução. Os alunos também usam o espaço para aulas de dança, música, teatro, capoeira, antropologia e têm contato com a natureza, podendo subir em árvores e “esticar e movimentar” o corpo.

Em nota, a Secretaria de Educação da Prefeitura de Juiz de Fora (SE/PJF) argumenta que “a construção da nova escola de educação em tempo integral no bairro Marilândia foi viabilizada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. A unidade seguirá o modelo previsto no programa, com as adequações necessárias para atender às características do terreno onde será construída e às demandas da região. A escola terá capacidade para atender 175 estudantes”.

Já sobre a Escola Municipal José Calil Ahouagi, o Executivo afirma que a unidade escolar seguirá funcionando, “mantendo a oferta de vagas também na modalidade de educação em tempo integral para seus estudantes”.

*Texto reescrito com o auxílio do ChatGPT e revisado por nossa equipe

Resumo desta notícia gerado por IA

  • Juiz de Fora assinou contrato para iniciar obras da escola de tempo integral do bairro Marilândia.

  • A unidade, com recursos do PAC, atenderá 175 crianças e adolescentes.

  • Estrutura de três pavimentos seguirá modelo do FNDE, com acessibilidade e espaços integrados.

  • Obra será executada pela LBD Engenharia e deve ser concluída em 2027.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.